Correio do Povo

Porto Alegre, 27 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
18º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Cultura

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

25/07/2010 21:01 - Atualizado em 25/07/2010 21:25

Casa de Cultura celebra aniversário de Mario Quintana esta semana

Programação cultural festeja os 104 anos de nascimento do escritor

Casa de Cultura festeja 104 anos de Mario Quintana<br /><b>Crédito: </b> Mateus Bruxel / CP Memória
Casa de Cultura festeja 104 anos de Mario Quintana
Crédito: Mateus Bruxel / CP Memória
Casa de Cultura festeja 104 anos de Mario Quintana
Crédito: Mateus Bruxel / CP Memória

Mario Quintana comemoraria 104 anos no dia 30 de julho e, para marcar a data, a Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736) promove uma série de atividades a partir de terça-feira, dia 27. Entre as atrações, três exposições em parceria com a Rede Record/Correio do Povo, veículo em que o intelectual publicava seus textos.

Também haverá espetáculos teatrais, seminário, hora do conto, oficina infantil e filme sobre a vida e obra do escritor, todos com entrada gratuita. Confira a programação completa no site da Casa de Cultura Mario Quintana.

EXPOSIÇÕES

Painéis de Mario Quintana
A agenda teve início no dia 20 de julho com a abertura de duas mostras, com horário de visitação de terças a sextas, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h.

Os painéis adesivados mostram perspectivas diferentes do poeta, que aparece em momentos profissionais, comemorações e até mesmo acontecimentos inusitados, além de mostrar as pessoas de seu convívio.

A curadoria é de William Keffer, coordenador do Arquivo de Jornais do Correio do Povo. A a arte e o tratamento de imagens são assinados por Lucas Lins Baia e Pedro Scaletsky, sob a coordenação de Cássio Vargas, que responde pela área de Eventos do jornal e Aline Storchi, diretora de Marketing do Grupo Record.

Simplesmente Mario
Já na Sala Augusto Meyer (3º andar), a mostra “Simplesmente Mario” foca o cotidiano do poeta e sua forma simples de viver - primeiro como tradutor e escritor, na Editora Globo, depois na redação do jornal Correio do Povo.

O resultado de sua convivência na Rua da Praia, redação do jornal, bares e hotéis da cidade renderam diversas histórias e imagens pitorescas que serviram de ponto de partida da mostra. Aberta à visitação até o dia 15 agosto.
       
Casa de Cultura
A exposição “Casa de Cultura 20 Anos” pode ser conferida na Sala Maurício Rosembla (3º andar) até 26 de setembro. São painéis, totens e quadros com reportagens extraídas do Correio do Povo além de imagens do arquivo fotográfico do jornal e que explicam a evolução destes 20 expressivos anos no cenário cultural de Porto Alegre.

Ali, são apresentados momentos do Hotel Majestic como o tombamento do prédio histórico, reforma, inauguração da Casa de Cultura Mario Quintana e sua trajetória até os dias de hoje. E ainda uma espécie de cubo central, que reproduz imagens em um televisor LCD junto a áudios de participações do escritor em entrevistas e conversas na Rádio Guaíba.

ATIVIDADES

Lili inventa o Mundo
A partir dos dia 27 de julho, estará em atividade “Lili inventa o mundo”, que visa aproximar os pequenos da figura de Mario Quintana e suas obras, com uma proposta interativa. Serão recebidos grupos de pré-escolas, escolas de ensino Fundamental e do curso Magistério, bem como público em geral. O agendamento deve ser feito pelo telefone (51) 3225-7089.

27 de julho (terça-feira)
“O Teatrinho do Mario Quintana”, com o grupo Tabarin, ocorre às 16h, no Teatro Carlos Carvalho. A seguir está prevista uma edição especial do projeto Quintanares e Melodias, na performance poético-musical “A Rua dos Cataventos 70 Anos”, às 19h, no Acervo Mario Quintana (mezanino). Participarão Floreny Ribeiro (poetisa) e Grupo Nariz Postiço com o elenco de Carmem Henke, Ana Lidia Henke e Eugênia Henke.

28 de julho (quarta-feira)
Dia de ver a hora do conto com o “O Batalhão das Letras”, do grupo Nariz Postiço, para crianças de 4 a 8 anos de idade. O evento ocorre às 15h, na Brinquedoteca Pé de Pilão (5º andar), com agendamento pelo fone (51) 3225-7089.

Às 20h, no Teatro Carlos Carvalho, a peça “Tem Quintana na Casa”, dirigida por Bob Bahlis, mescla projeções e trechos de entrevistas que Quintana deu ao longo da sua vida.  Serão lembradas histórias do dia a dia, poemas e algumas das famosas frases publicadas no “Caderno H”.

29 de julho (quinta-feira)
Dia do seminário “Quintana Multicultural”, às 19h30min, no Teatro Bruno Kiefer (6º andar), com a participação dos jornalistas Walter Galvani, Juarez Fonseca e Jurema Josefa. Também estará presente o escritor e professor Cícero Galeano Lopes, com mediação do escritor Juremir Machado da Silva.

30 de julho (sexta-feira)
Crianças de 4 a 8 anos poderão conferir a hora do conto “Pé de Pilão”, com apresentação de Leonor Pereira, às 15h, na Brinquedoteca Pé de Pilão. Após o evento as crianças poderão brincar na pracinha. Agendamento para escolas pelo telefone (51) 3225-7089.

Às 20h30min, no Teatro Carlos Carvalho (2º andar) está prevista mais uma sessão do espetáculo “Tem Quintana na Casa”.

31 de julho (sábado)
A Sala C5 (5º andar) sediará a oficina de design infantil “Sortilégio”, com Luciana Pinto. O encontro ocorre das 15h às 18h, com vagas limitadas. Agendamento pelo telefone (51) 3226-4825.

Filme sobre Quintana
O filme “Quintana dos 8 aos 80” será exibido diariamente, de 27 de julho até 1º de agosto, às 18h30min, na Sala Paulo Amorim. O curta-metragem do diretor Antonio Carlos Textor foi produzido em 1988, a partir do livro homônimo e repassa a vida e a poesia de Mario Quintana, em 18 minutos de duração.

É baseado na obra, feita especialmente para comemorar os 80 anos do poeta, em 1986, que foi organizada pela pesquisadora Tânia Franco Carvalhal e reúne poemas, análise literária e biografia do escritor.

O filme tem locuções de Walmor Chagas e Paulo César Pereio. Também estão no curta-metragem os desenhos e intervenções artísticas de Liana Timm e a fotografias de Liane Neves que ilustram o livro.


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.