Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 08/03/2011
  • 17:02
  • Atualização: 17:45

Restinga é a campeã do Carnaval de Porto Alegre

Império Zona Norte e Imperadores do Samba ficaram em segundo e terceiro lugares

  • Comentários
  • Correio do Povo

A escola Estado Maior da Restinga é a campeã do Carnaval de Porto Alegre em 2011. Reinando absoluta durante boa parte da apuração, a instituição nunca teve o primeiro lugar ameaçado por Império da Zona Norte e Imperadores do Samba, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

A escola da zona Sul da Capital se apresentou no segundo dia de desfiles e levantou o público com o enredo "A Restinga Multiracial Celebra a África de Mandela na Festa do Carnaval". A Restinga contou com 2 mil integrantes, quatro carros e na comissão de frente uma encenação representada por bravos guerreiros zulus, que lutaram pela soberania das tradições africanas. Junto dos zulus, uma passista representava o diamante africano.

Os principais títulos da Restinga são: campeã da Categoria-Especial em 1987, 1991, 1992, 1994, 1999, 2005 e 2006. Após a conquista do campeonato, o presidente da escola, Robson Dias, demonstrou humildade. "Quero antes parabenizar todas as escolas. Esse título estava engasgado na nossa garganta. O nosso trabalho foi diferenciado e o público pode esperar no Carnaval de 2012 mais um espetáculo da Restinga", disse.

A apuração

Após os dois primeiros quesitos, bateria e harmonia, a Restinga despontava no primeiro lugar, seguida por Bambas da Orgia e Imperadores do Samba. No quesito evolução, a Imperadores do Samba tomou a liderança, mas a escola da zona Sul de Porto Alegre reagiu no quesito fantasias.

A partir daí, a briga já não era mais pelo primeiro lugar. Com a chegada da Império da Zona Norte, quem perdeu posições foi a poderosa Bambas da Orgia. A Imperadores do Samba ainda mantinha o vice-campeonato com um décimo de diferença, mas a Império da Zona Norte pontuou mais no quesito samba-enredo.

Com o quesito enredo, esperava-se que a Restinga perdesse pontos, mas o que aconteceu foi exatamente ao contrário. A escola da zona Sul disparou na liderança e a Império da Zona Norte colocou três pontos sobre a Imperadores do Samba. No último quesito, mestre Sala e porta bandeira, veio a consagração e a conquista do Carnaval de 2011 por parte da Restinga.

Confira o resultado:

1º lugar - Restinga - 238,9 pontos
2º lugar - Império da Zona Norte - 237.2 pontos
3º lugar - Imperadores do Samba - 234.4 pontos
4º lugar - União da Vila do IAPI
5º lugar - Imperatriz Dona Leopoldina
6º lugar - Vila Isabel
7º lugar - Acadêmicos de Gravataí
8º lugar - Embaixadores do Samba
9º lugar - Bambas da Orgia
10º lugar - Praiana
11º lugar - Império do Sol
12º lugar - Samba Puro

Bookmark and Share


TAGS » Variedades, Carnaval