Correio do Povo | Notícias | Jane Tutikian exalta “Feira do Livro mais popular do mundo”

Porto Alegre

32ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

  • 27/09/2011
  • 15:47
  • Atualização: 15:50

Jane Tutikian exalta “Feira do Livro mais popular do mundo”

Patrona da edição 2011 ressaltou a importância do papel das mulheres na literatura atual

Patrona, Jane Tutikian exalta a Feira do Livro de Porto Alegre | Foto: Arthur Puls

Patrona, Jane Tutikian exalta a Feira do Livro de Porto Alegre | Foto: Arthur Puls

  • Comentários
  • Rádio Guaíba e Correio do Povo

Eleita nesta terça-feira a patrona da Feira do Livro de Porto Alegre deste ano, a professora Jane Tutikian exaltou o evento na tarde desta terça-feira, em entrevista ao programa Guaíba Revista, da Rádio Guaíba. Citando a diversidade dos visitantes que a Praça da Alfândega recebe, ela destacou: “De fato ela é a feira mais popular do mundo”. A 57ª Feira do Livro da Capital ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro.

A professora destacou a importância da Feira do Livro para Porto Alegre e que o evento é um ponto de encontro entre os moradores da Capital e outros visitantes. Também salientou o impacto que pretende fazer a feira ter: “Antes do comercial, o objetivo é chegar às pessoas”, lembrando que em 2010, a Feira do Livro teve mais de 700 sessões de autógrafos.

A leitura é uma questão que Jane gostaria de aprofundar no Estado. “Gostaria de conversar sobre a questão da leitura com as bibliotecárias das nossas escolas e também trabalhar com os professores sobre o incentivo da leitura”, contou. “Se tivesse essa oportunidade, seria muito bom.”

Orgulho de representar as mulheres

Jane, pós -doutora em Literatura e diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ressaltou também a volta de uma mulher ao cargo de patrona da Feira do Livro, o que não ocorria desde 1998. “Sou a primeira do século XXI”, brincou ela, satisfeita: “Há muito tempo que as mulheres vêm dando uma contribuição efetiva à literatura do Rio Grande do Sul e brasileira e é um momento que eu posso representá-las e me sinto muito feliz”.

Bookmark and Share

     Ouça o áudio: Entrevista da patrona da Feira de 2011 à Rádio Guaíba)