Correio do Povo | Notícias | No desempate, Unidos da Rheingantz é a campeã do Carnaval de Rio Grande

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

  • 22/02/2012
  • 19:53
  • Atualização: 19:54

No desempate, Unidos da Rheingantz é a campeã do Carnaval de Rio Grande

Hexa em 2011, Escola Unidos do Mé ficou em segundo lugar

  • Comentários
  • Carmem Ziebell / Correio do Povo

A Sociedade Carnavalesca e Cultural "Unidos da Rheingantz" é a vencedora do Carnaval 2012 de Rio Grande. A escola do bairro Cidade Nova, que no ano passado foi vice-campeã, este ano fez 79,6 pontos, assim como a Unidos do Mé, que foi hexacampeã em 2011. No desempate, conquistou o primeiro lugar do Grupo Especial por ter desfilado com maior número de componentes do que o Mé. De acordo com o regulamento, o desempate inicialmente se dá pela nota obtida pelas concorrentes no quesito bateria. Como as duas receberam 10 neste quesito, passa a ser considerado o número de integrantes no dia do desfile oficial. A Rheingantz se apresentou com 351 componentes, enquanto a Unidos do Mé, com 335.

A apuração dos resultados ocorreu na tarde desta quarta-feira, no Ginásio Farydo Salomão, na Praça Saraiva, na presença dos representantes e torcidas das concorrentes. Os jurados observaram os quesitos, Comissão de Frente, Adereços e Alegorias, Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Harmonia, Fantasia, Evolução e Tema-enredo. Na apuração, foi verificado que no quesito Fantasia não foi colocada nota para a Unidos do Mé e a divulgação dos resultados precisou ser interrompida. O problema foi resolvido em uma reunião da Liga Independente das Escolas e Entidades do Samba do Rio Grande (LIEESA) e da Comissão do Carnaval com representantes das cinco entidades carnavalescas que concorreram pelo Grupo Especial. Como a jurada não colocou a nota, mas na justificativa escreveu "uniformidade" para o Mé, a solução definida foi dar 10 em Fantasia para todas as escolas do Grupo.

O título de campeã foi bastante comemorado pela direção e torcida da Unidos da Rheingantz ainda no Ginásio Farydo Salomão. A presidente Gilda Maria Oliveira, emocionada, atribuiu a conquista à persistência e ao trabalho realizado de março de 2011 até fevereiro deste ano pela comunidade da Rheingantz para colocar a escola na rua. "Essa vitória é desse povo que confia no nosso trabalho", ressaltou. Sobre a solução encontrada para resolver o problema da ausência da nota da Unidos do Mé no quesito Fantasia, disse ter sido justa devido à justificativa.

"Nos tiraram o doce da boca", disse Elionara Rech, da comissão de Carnaval da vice-campeã. Conforme ela, a comunidade da Unidos do Mé ficou frustrada, mas respeita o resultado. "Fomos abandonados pelo presidente e colocamos a escola na rua com raça e coragem em homenagem ao nosso ex-presidente (Luis Porciúncula, que morreu no ano passado)", observou.

Grupo de Acesso

No Grupo de Acesso, a campeã foi a Acadêmicos da P-1, do bairro Profilurb I, que sobe para o Grupo Especial em 2013. O título de vice-campeã ficou com a Unidos da Zona Oeste.

Bookmark and Share


TAGS » Carnaval, Rio Grande