Correio do Povo | Notícias | Academia de Samba Puro é campeã do Grupo Intermediário A

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

  • 12/02/2013
  • 15:51
  • Atualização: 16:52

Academia de Samba Puro é campeã do Grupo Intermediário A

Imperatriz Leopoldense também sobe para o Grupo Especial; Cobacabana vence no Acesso

Academia de Samba Puro foi a Campeã do Grupo A com 160 pontos | Foto: Evandro Oliveira / PMPA / Divulgação / CP

Academia de Samba Puro foi a Campeã do Grupo A com 160 pontos | Foto: Evandro Oliveira / PMPA / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A vitória no Grupo Intermediário A é, para a Academia de Samba Puro, a prova de que “querer é poder”. Este foi o tema que devolveu à agremiação o direito de retornar à elite no Carnaval 2014. A força da bateria, a beleza das fantasias e das alegorias e a garra dos componentes foram importantes para a volta ao Especial.

Com a história da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Imperatriz Leopoldense, de São Leopoldo, é a vice-campeã da categoria e também segue para a elite. Com lindas fantasias e belas alegorias, levantou as arquibancadas.

Também de São Leopoldo, a terceira colocada Império do Sol interpretou “Xaxá, um mulato brasileiro no reino dos Alafins de Oyó”. A Império do Sol optou por algumas alas coreografadas e conquistou o público.

A Unidos do Guajuviras, de Canoas, ficou em quarto lugar, com o enredo “Mandela: nas asas da paz, o guerreiro da liberdade!”. O enredo e as alegorias mostraram a história do líder político africano. A Protegidos da Princesa Isabel, de Novo Hamburgo, abordou a superstição em seu enredo e não teve a sorte esperada. Ficou em quinto lugar.

A Acadêmicos de Niterói, de Canoas, que apostou no enredo “Niterói é chama que não se apaga”, ficou em sexto. A última colocada do Intermediário A, Unidos da Vila Mapa, não convenceu os jurados com o enredo que retratou a trajetória cultural do Rio Grande do Sul e foi rebaixada ao Grupo de Acesso.

1º - Samba Puro - 160,0

2º - Imperatriz - 159,2

3º - Império do Sol - 158,8

4º - Guajuviras - 157,8

5º - Protegidos - 156,9

6º - Acadêmicos -i 156,1

7º - Vila Mapa - 154,4

Cobacabana vence Grupo de Acesso

As lendas e os mistérios da Amazônia brasileira garantiram à Copacabana o passaporte para desfilar no Grupo Intermediário A em 2014. A campeã do Grupo de Acesso levantou o público nas arquibancadas do Complexo Cultural do Porto Seco e se credenciou para a conquista do título. Integrantes da diretoria da Estado Maior da Restinga, do Grupo Especial, desfilaram com a escola, inclusive o presidente da Tinga, Robson Dias, o Preto.

Com a homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Unidos do Capão, de Sapucaia do Sul, contou a história do sindicalista que chegou a presidente do Brasil por duas vezes e ficou em 2º lugar. Mazzaropi, ex-goleiro do Grêmio, participou da apresentação. Um casal em um veículo Rolls Royce representou o ex-presidente Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

A história do arroz garantiu à Apito de Ouro, de Tapes, o terceiro lugar. O enredo em homenagem ao Pai Cleon de Oxalá deu o quarto lugar à Acadêmicos da Orgia. A Filhos da Candinha mesclou samba com funk e ficou em quinto. Sexta colocada, a Realeza contou a história da África. Já a União da Tinga, última colocada, falou da energia sustentável.

Comanches vence nas Tribos

A tribo Os Comanches, que retratou a “Lenda do Muiraquitã”, foi a campeã da categoria. Em 2012, havia perdido para Os Guaianazes, que neste ano ficou em segundo lugar com o enredo “O grande tratado da nação xinguana”.

O desfile das Campeãs do Carnaval de Porto Alegre será realizado no próximo sábado. A apresentação festiva terá a presença de seis escolas do Grupo Especial, da campeã do Intermediário A, da campeã do Acesso e da tribo Os Comanches. A festa das agremiações começará às 21h no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte.

Bookmark and Share