Porto Alegre, quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

  • 11/01/2014
  • 16:57
  • Atualização: 17:21

Globo de Ouro premiará destaques do cinema neste domingo

Filmes "12 Anos de Escravidão" e "Trapaça" lideraram as indicações do evento

Filme 12 Anos de Escravidão concorre a sete categorias | Foto: Fox Film / Divulgação / CP

Filme 12 Anos de Escravidão concorre a sete categorias | Foto: Fox Film / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Os prêmios Globo de Ouro, organizados pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, serão entregues neste domingo, em Beverly Hills, Los Angeles (EUA). A cerimônia é uma das principais em Hollywood antes da entrega do Oscar, em março. A apresentação ficará com as atrizes Tina Fey e Amy Poehler (ambas também contratadas para a premiação de 2015). No Brasil, o evento será transmitido pelo canal de TV pago TNT a partir das 22h, com os artistas e cineastas chegando no tapete vermelho, e com o início da cerimônia de premiação às 23h.

O drama sobre escravos (“12 Anos de Escravidão”) e a história de um impostor dos anos 1970 (“Trapaça”) lideraram as indicações ao prêmio. Cada um concorre em sete categorias. “Trapaça” tem data de estreia no Brasil prevista para o próximo dia 24 de janeiro, e “12 Anos de Escravidão” para 28 de fevereiro.

No Globo de Ouro, os longas são divididos em duas categorias para a disputa: Drama e Comédia ou Musical. No cobiçado prêmio de Melhor Drama, concorrem “12 Anos de Escravidão”, “Capitão Phillips”, “Gravidade”, “Philomena” e “Rush - No Limite da Emoção”. Na categoria de Melhor Comédia ou Musical, os concorrentes são “Trapaça”, “Ela”, “Inside Llewyn Davis”, “Nebraska” e “O Lobo de Wall Street”.

Dirigido pelo britânico Steve McQueen, “12 Anos de Escravidão” é estrelado por Chiwetel Ejiofor. Completam o elenco Michael Fassbender, Brad Pitt, Paul Dano, Benedict Cumberbatch e Paul Giamatti. O diretor Steve McQueen, homônimo do ator falecido em 1980, foi reconhecido pelos seus filmes anteriores independentes, como “Shame” (2011) e “Hunger” (2008).

Já “Trapaça” é escrito e dirigido por David O. Russell (que recebeu indicações ao Globo de Ouro em 2010, pela direção de “O Vencedor”, e em 2012, pelo roteiro de “O Lado Bom da Vida”) e tem um elenco forte com Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams e Jennifer Lawrence, todos também indicados individualmente por suas atuações.

Os diretores que concorrem ao prêmio de Melhor Direção são cinco: Alfonso Cuaron, por “Gravidade”; Paul Greengrass, por “Capitão Phillips”; Steve McQueen, por “12 Anos de Escravidão”; Alexander Payne, por “Nebraska”; e David O. Russell, por “Trapaça”.

Na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação, os indicados são “Frozen - Uma Aventura Congelante” (ainda em cartaz), “Os Croods” e “Meu Malvado Favorito 2”. Para a competição entre os filmes estrangeiros, foram selecionados “Azul É a Cor Mais Quente” (França), “A Grande Beleza” (Itália), “A Caça” (Dinamarca), “O Passado” (Irã) e “Vidas ao Vento” (Japão).


Assista aos trailers:






Bookmark and Share