Porto Alegre, terça-feira, 21 de Outubro de 2014

  • 16/02/2014
  • 19:45
  • Atualização: 20:05

"Gravidade" é grande vencedor da 67ª edição do Bafta

Premiação do cinema britânico é um dos indicadores para Oscar

  • Comentários
  • AFP

"Gravidade", do cineasta mexicano Alfonso Cuarón, sagrou-se neste domingo, em Londres, o grande vencedor da 67ª edição do Bafta, a maior premiação do cinema britânico. O longa ganhou em seis das 11 categorias nas quais concorria: melhor filme britânico, diretor, trilha sonora original, fotografia, som e efeitos visuais.  A odisseia espacial em 3D, protagonizada por Sandra Bullock, desbancou "Longo Caminho para a Liberdade" "Philomena", "Rush", "Walt nos Bastidores de Mary Poppins" e "O Gigante Egoísta" na disputa de melhor longa produzido no Reino Unido.

Considerado um dos indicadores para o Oscar, o Bafta parece ter aumentado as chances de "12 Anos de Escravidão", do diretor Steve McQueen, ser aclamado na premiação de Hollywood, marcada para o dia 2 de março. O título levou o prêmio de melhor filme e melhor ator para Chiwetel Ejiofor.

"Trapaça" também saiu da cerimônia, que aconteceu na Royal Opera House de Londres, com motivos para comemorar. O norte-americano David O.Russel recebeu o Bafta de melhor roteiro original para a tragicomédia que escreveu ao lado de Eric Warren Singer. Jennifer Lawrence foi considerada a melhor atriz coadjuvante, desbancando Julia Roberts (Álbum de Família) e Oprah Winfrey (O Mordomo da Casa Branca).

A australiana Cate Blanchett sagrou-se melhor atriz por sua elogiada atuação em "Blue Jasmine", de Woody Allen. Outro prêmio que não causou surpresa foi o de melhor ator coadjuvante para Barkhad Abdi, de "Capitão Phillips". "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino, foi considerado o melhor filme estrangeiro da noite. E o controverso "O Grande Gatsby", de Baz Luhrmann, mereceu os troféus de figurino e direção de arte. "Philomena" levou melhor roteiro adaptado e "Frozen: Uma Aventura Congelante" saiu como melhor animação. A atriz britânica Helen Mirren foi a homenageada da noite e recebeu das mãos do príncipe William um prêmio por sua contribuição ao cinema.

Confira a relação dos ganhadores:

Melhor filme: "Doze anos de escravidão", de Steve McQueen
Melhor diretor: Alfonso Cuaron ("Gravidade")
Melhor atriz: Cate Blanchett ("Blue Jasmine")
Melhor ator: Chiwetel Ejiofor ("Doze anos de escravidão")
Melhor atriz coadjuvante: Jennifer Lawrence ("Trapaça")
Melhor ator coadjuvante: Barkhad Abdi ("Capitão Phillips")
Melhor filme em língua estrangeira: "A grande beleza", de Paolo Sorrentino
Melhor atriz/ator em ascensão: Will Poulter
Melhor roteiro original: David O. Russell ("Trapaça")
Melhor roteiro adaptado: Steve Coogan, Jeff Pope ("Philomena")
Melhor filme britânico: "Gravidade", de Alfonso Cuaron
Melhor documentário: "O ato de matar", de Joshua Oppenheimer
Melhor filme de animação:  "Frozen - uma aventura congelante", de Chris Buck e Jennifer Lee 

Bookmark and Share



TAGS » Cinema, Variedades