Correio do Povo

Porto Alegre, 27 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
7ºC
Amanhã
18º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

21/03/2014 18:52 - Atualizado em 21/03/2014 19:10

Smov promove exposição de arqueologia descoberta em obras de Porto Alegre

Secretaria de Obras também realiza visitas guiadas em áreas de descobertas históricas

Smov promove exposição de arqueologia descoberta em obras de Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> Ivo Gonçalves/PMPA
Smov promove exposição de arqueologia descoberta em obras de Porto Alegre
Crédito: Ivo Gonçalves/PMPA
Smov promove exposição de arqueologia descoberta em obras de Porto Alegre
Crédito: Ivo Gonçalves/PMPA

Integrando as comemorações dos 242 anos de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) promove, a partir da próxima terça-feira, visitas guiadas e uma exposição com peças e fragmentos descobertos durante a realização de obras na Capital. A exposição denominada “Descobertas Arqueológicas em Porto Alegre: a arqueologia de uma cidade em transformação”, na Usina do Gasômetro.

Na mostra, poderão ser conferidas cerâmicas do período pré-colonial, peças em pedra, restos de alimentação, fragmentos de louças portuguesas e inglesas, cerâmicas de uso doméstico, moedas, entre outros objetos. As caminhadas terão como monitores arqueólogos da equipe responsável pelas descobertas das peças, e ocorrerão nos dias 26 e 28 de março com horários durante a manhã (10h) e a tarde (15h).

O público terá como ponto de partida a exposição da Usina do Gasômetro e de lá seguirá para as praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio, locais de descobertas de vestígios centenários. Segundo Mauro Zacher, secretário da Smov, essa ação tem como objetivo mostrar como é possível unir o progresso sem perder de vistas o passado: ”O patrimônio arqueológico é elemento fundamental na constituição de identidade e na formação da cidadania”, afirmou Zacher.

Os interessados em agendar horário para as visitas guiadas poderão ligar para 3085.7766 a partir da segunda, em horário comercial. A ação é gratuita e sem restrições de público. Essa ação conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Comunicação Social e curadoria do arqueólogo Alberto Tavares.

Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.