Porto Alegre, sábado, 29 de Novembro de 2014

  • 03/04/2014
  • 15:29
  • Atualização: 16:39

Escritor Gabriel García Márquez é hospitalizado no México

Ele está internado no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán

Escritor Gabriel García Márquez é hospitalizado no México | Foto: Yuri Cortez / AFP / CP

Escritor Gabriel García Márquez é hospitalizado no México | Foto: Yuri Cortez / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, 87 anos, foi internado no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, sul da capital mexicana., informou à AFP a assessoria de imprensa do ministério da Saúde, que não detalhou as causas da internação.

"Efetivamente está internado. A família nos pediu para não passarmos mais informações sobre seu estado de saúde", afirmou um funcionário que não quis ser identificado.

Médicos do centro disseram ao jornal "El Universal" que o escritor tinha sido internado na madrugada desta quinta-feira, mas também não mencionaram as causas. Vários meios de comunicação locais falam de uma pneumonia.

O jornalista Joaquín López-Dóriga, apresentador do noticiário mais visto no México, indicou em sua conta no Twitter que havia conversado com a esposa do escritor, Mercedes Barcha, que disse que seu marido tinha sido hospitalizado há dois dias "com uma leve gripe".

"'Gabo' não está em estado grave nem delicado (...) a gripe é leve, mas é preciso tratar, por causa da idade, 87. E nutrição é a melhor coisa", disse Barcha a López-Dóriga, segundo escreveu o jornalista no Twitter.

Vários veículos da imprensa mexicana haviam indicado que o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 sofria de pneumonia.

A última aparição em público de García Márquez foi em 6 de março, quando saiu de sua casa no sul da Cidade do México para conversar com jornalistas em ocasião de seu aniversário.

O autor de "Cem anos de Solidão" mostrou-se sorridente, recebeu presentes e tirou fotos, mas não falou com os jornalistas.

Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por motivos de saúde.

Bookmark and Share


TAGS » Gente, Livros, Literatura