Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
14º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

30/05/2014 08:44 - Atualizado em 30/05/2014 09:08

Gérard Depardieu declara renda na Rússia para pagar menos imposto

Presidente russo concedeu nacionalidade russa ao ator em 2013 após polêmica na França

Gérard Depardieu é cidadão russo há um ano e meio<br /><b>Crédito: </b> Valery Hache / AFP / CP
Gérard Depardieu é cidadão russo há um ano e meio
Crédito: Valery Hache / AFP / CP
Gérard Depardieu é cidadão russo há um ano e meio
Crédito: Valery Hache / AFP / CP

O ator francês Gérard Depardieu, cidadão russo há um ano e meio, fez a primeira declaração de imposto de renda na Rússia, onde pagará 6%, já que está registrado como autônomo, informa o jornal Izvestia.

O presidente russo, Vladimir Putin, concedeu a nacionalidade russa ao ator em 2013 após uma polêmica na França pela decisão de Depardieu de morar na Bélgica por razões fiscais e para protestar contra um projeto do presidente François Hollande de taxar em 75% as grandes fortunas.

O ator enviou a declaração de renda correspondente ao ano de 2013 dentro do prazo estabelecido pelo fisco russo, informou Serguei Chaliaev, vice-diretor do Tesouro da região de Mordovia, que fica 650 km ao leste de Moscou, onde Depardieu está registrado oficialmente como residente e como autônomo.

Como autônomo, Depardieu tem que pagar apenas o equivalente a 6% de seus rendimentos, contra 13% da maioria dos residentes na Rússia, informou Arnaud Frilley, produtor francês em Moscou e amigo do ator. Segundo o jornal Izvestia, que cita uma especialista em tributos, a taxa de 6% é aplicada aos empresários cuja renda anual não supera 60 milhões de rublos (1,3 milhão de euros).

Gérard Depardieu se registrou ano passado em Saransk, capital da Mordovia. Ele disse na ocasião que pretendia abrir um restaurante e um centro artístico na cidade. Mas até o momento nenhum dos projetos foi concretizado. Além disso, o ator não volta a Saransk desde maio de 2013, de acordo com o secretário de Informação da região, Valeri Maresiev.

O ator, de 65 anos, trabalhou em uma série russa e fez publicidade para um banco. Também atua em um filme com a atriz britânica Elizabeth Hurley rodado parcialmente na Chechênia. 

Bookmark and Share


Fonte: AFP






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.