Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

  • 06/06/2014
  • 23:04
  • Atualização: 23:13

Espetáculo sobre açorianos vai trazer nau voadora sobre o Piratini

Performance ao ar livre simbolizará chegada do povo que influenciou na cultura do Rio Grande do Sul

Performance ao ar livre simbolizará chegada do povo que influenciou na cultura do Rio Grande do Sul | Foto: Maria Luiza de Mello/Divulgação CP

Performance ao ar livre simbolizará chegada do povo que influenciou na cultura do Rio Grande do Sul | Foto: Maria Luiza de Mello/Divulgação CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

vUma nau voadora sobrevoará o Palácio Piratini na próxima segunda-feira, às 20h. Ela va representar a chegada do povo açoriano ao Estado e o espírito aventureiro dessas pessoas em sua relação com o mar. A “Ópera Açoriana” é uma coreografia simbólica – performance de forte impacto visual, com textos baseados na literatura típica que apresenta de forma poética a alma desse povo e sua importância no imaginário do Rio Grande do Sul.

A direção, o roteiro e o texto final são de Marcelo Restori, com revisão de texto de Luiz Antonio de Assis Brasil. Estarão em cena as atrizes Carla Cassapo e Gabriela Chutz; as performers de rapel cênico Juliana Coutinho (ex-integrante do Cirque du Soleil) e Olena Gradynar (circense ucraniana); e as bailarinas Aline Karpinski, Camila Vergara, Carol Martins, Cris Eifler, Gisele Chagas, Iandra Cattani, Ju Rutkowski, Mariana Konrad e Manu Albrecht.

A chegada dos açorianos ao Estado é um marco histórico da formação de nossa cultura e costumes. Há 263 anos, ocorreu o primeiro desembarque de açorianos para o Rio Grande de São Pedro, com 60 casais com filhos, cerca de 300 pessoas ao todo.

No dia 3 de maio de 2013, em Lisboa, os governos de Açores e do Estado do Rio Grande do Sul assinaram Protocolo de Cooperação para firmar compromisso de aproximação e intercâmbio por meio de ações comemorativas para aprofundar relações políticas, culturais, comerciais, empresariais e turísticas. O protocolo foi assinado pelo subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, em representação do presidente do governo dos Açores, Vasco Cordeiro, pelo governador do Estado, Tarso Genro, e o secretário de Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil.


Bookmark and Share


TAGS » Variedades, Piratini