Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

  • 03/05/2011
  • 14:31
  • Atualização: 15:18

“Título do Brasileiro de 1981 lavou a alma gremista”, diz Tarciso

Tricolor celebra 30 anos da conquista nesta terça-feira

  • Comentários
  • Josine Haubert / Correio do Povo

Ainda que tenha sido campeão da Libertadores da América e do Mundo pelo Grêmio, o ex-atacante Tarciso, 59 anos, lembra da conquista do Campeonato Brasileiro de 1981, há exatos 30 anos, de forma especial. “Só o Inter tinha vencido o Brasileiro, e a 'gozação' por parte dos colorados era muito forte. Aquele título lavou a alma da nação tricolor e alçou o Grêmio a outro patamar”, relembrou Tarciso em entrevista ao site do Correio do Povo.

O ex-jogador conta que outro fator também deu um “gostinho especial” a vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo, dentro do Morumbi. Segundo o ex-jogador, o Grêmio viajou para capital paulista desacredito pela imprensa e pela torcida adversária. “O time do São Paulo tinha cinco ou seis jogadores da Seleção Brasileira. Era muito forte. Quando a gente chegou lá em São Paulo, a imprensa estava falando que iríamos tomar uma goleada. Só que o saudoso (técnico) Ênio Andrade armou um esquema especial, que era jogar nos erros do adversário e apostar nos contra-ataques. Deu certo”, relatou.

Apesar de reconhecer o trabalho feito pelo ex-treinador, Tarciso lembra que a garra e a vontade do time foram crucias para a vitória naquela época. “Além de disciplina tática, tínhamos muita vontade de confiança um no outro. Futebol é isso. É correr mais do que pode, ter gana de vencer e inteligência dentro de campo”, analisou o ex-atacante, acrescentando que esses fatores podem ser cruciais para uma vitória gremista amanhã, contra a Universidad de Chile, pelas oitavas de final da Libertadores da América.

“Futebol não é previsível. Joguei 20 anos como profissional e sei que as vezes uma partida que é dada como difícil, não é tão difícil assim. Dentro de campo tudo pode acontecer”, ponderou. Como perdeu o jogo de ida por 2 a 1, no estádio Olímpico, o Tricolor precisa vencer o time chileno amanhã para ficar com a vaga nas quartas de final da Libertadores. Soma-se a isso o fato de Renato não poder contar com sete titulares amanhã – os lesionados: Victor, Gabriel, Willian Magrão, Lúcio, Fábio Rochemback e André Lima, e o suspenso Borges.

Elogios a Renato

Os desfalques não tiram a confiança do ex-jogador e hoje torcedor gremista. “O Grêmio tinha time, mas não tem plantel. O Renato deve estar pensando hoje o que fazer com o grupo limitado que tem à disposição amanhã. Mas ele sabe das imitações, fez um trabalho belíssimo no ano passado, fazendo um time humilde como o do Grêmio jogar um futebol muito grande. Acredito que o Renato vai ser um dos grandes treinadores do Brasil”, finalizou.

Ficha do Jogo

São Paulo

Valdir Peres: Getúlio, Oscar, Dario Pereira e Marinho; Elvio, Renato e Everton (Assis); Paulo César, Serginho e Zé Sérgio. Técnico: Carlos Alberto Silva

Grêmio

Leão; Paulo Roberto, Newmar, De Leon e Casemiro; China, Paulo Isidoro e Vilson Tadei (Jurandir); Tarciso, Baltazar e Odair (Renato Sá). Técnico: Ênio Andrade

Arbitragem: José Roberto Wright

Auxiliares: Luis Félix e Valquir Pimentel.

Cartões Amarelos: Éverton, Dario Pereira e Paulo César (SP), China (G)

Cartão Vermelho: Serginho (SP)

Público: 95.106

Gol: Baltazar (G) aos 19’ do 2º Tempo

Confira a campanha do Grêmio no Campeonato Brasileiro de 1981:

Fase de Grupos

Grêmio 0 x 0 Goiás

Grêmio 2 x 1 Galícia

Grêmio 2 x 0 Desportiva Ferroviária (ES)

Grêmio 1 x 1 Pinheiros (PR)

Grêmio 1 x 0 Corinthians

Grêmio 0 x 1 Portuguesa

Grêmio 3 x 2 Botafogo

Grêmio 1 x 2 Brasília

Grêmio 1 x 2 Operário (MS)

Grêmio 0 x 3 São Paulo

Grêmio 2 x 0 Fortaleza

Grêmio 1 x 3 Inter de Limeira

Grêmio 1 x 0 São Paulo

Grêmio 4 x 0 Fortaleza

Grêmio 1 x 0 Inter de Limeira

Oitavas de final

Vitória 2x1 Grêmio

Grêmio 2x0 Vitória

Quartas de final

Grêmio 2x0 Operário-MS

Operário-MS 0x1 Grêmio

Semifinal

Ponte Preta 2x3 Grêmio

Grêmio 0x1 Ponte Preta

Final

Grêmio 2x1 São Paulo

São Paulo 0x1 Grêmio

Bookmark and Share

     Ouça o áudio: Em entrevista ao Correio do Povo, Tarciso elogia Renato
     Ouça o áudio: A narração dos do Grêmio no jogo em Porto Alegre
     Ouça o áudio: A narração do gol de Baltazar na final em São Paulo

TAGS » Grêmio, Futebol, Esporte