Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
17ºC
Amanhã
12º 22º


Faça sua Busca


Esportes > Futebol > Copa do Mundo

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

06/12/2013 09:52 - Atualizado em 06/12/2013 10:16

Dia de conhecer adversários do Brasil e seleções que virão a Porto Alegre

Sorteio dos grupos da Copa do Mundo ocorre na Costa do Sauípe a partir das 14h

Presidente da Fifa, Joseph Blatter, está na Costa do Sauípe para acompanhar o sorteio.<br /><b>Crédito: </b> Nelsol Almeida AFP
Presidente da Fifa, Joseph Blatter, está na Costa do Sauípe para acompanhar o sorteio.
Crédito: Nelsol Almeida AFP
Presidente da Fifa, Joseph Blatter, está na Costa do Sauípe para acompanhar o sorteio.
Crédito: Nelsol Almeida AFP

O título da Copa do Mundo de 2014 não se decide nesta sexta-feira, mas os caminhos até a taça mais desejada do futebol serão desenhados a partir das 14h, na Costa do Sauípe. É no luxuoso resort em território baiano, transformado nesta semana em QG da Fifa, que estarão dirigentes, governantes e, claro, os representantes das 32 seleções postulantes ao troféu. Em um evento com a participação de estrelas do naipe de Ronaldo, Zidane e Ghiggia, além da apresentações musicais, serão sorteados os grupos para a competição do próximo ano, no Brasil.

Para Porto Alegre, oito códigos são especiais. Os gaúchos devem ficar atentos às seguintes combinações: B2, B4, E3, E4, H2, H4, F1 e F4. Os sorteados para ocuparem tais postos serão os países que jogarão as quatro partidas da primeira fase do Mundial no remodelado Beira-Rio. A eles vão se somar quaisquer representantes dos grupos G e H, que farão o enfrentamento das oitavas de final no dia 30 de junho.

Os critérios divulgados pela Fifa na terça-feira deixaram confuso até mesmo o secretário geral da entidade, Jérôme Valcke. Baseado neles, a única certeza é de que o gramado do Beira-Rio vai receber um dos cabeças de chave que não o Brasil. Se será um campeão como Espanha ou Argentina, ou uma força emergente como Bélgica ou Colômbia, só às 14h para saber.

As bolinhas também devem indicar se o caminho da Seleção Brasileira rumo ao hexa terá obstáculos complicados ou não. Nesse quesito, o Brasil não tem muito do que reclamar nas últimas edições, já que nunca foi presenteado com um dos chamados “grupos da morte”. Desta vez, o caminho pode mais uma vez ficar, ao menos em tese, mais fácil caso o sorteio coloque, por exemplo, Argélia, Irã e Croácia como primeiros adversários. A sorte, no entanto, pode virar a cara e apresentar uma chave junto de França, Itália e México. Com sorte ou azar, o destino do Brasil — e das outras 31 seleções — será selado no início da tarde.

Europeus querem evitar o calor

Gaúchos de olho nas seleções que jogarão em Porto Alegre. Nenhum adversário tem sido tão temido como o clima em algumas regiões do país. Os europeus, principais críticos aos horários marcados em sedes cuja temperatura é alta mesmo no inverno, torcem para fugir destas partidas. Nem mesmo cair no grupo do Brasil causa tanto medo.

A Fifa tinha descartado modificar a tabela original, onde há jogos marcados para Natal, Fortaleza, Recife e Salvador às 13h. Como medida alternativa, no entanto, o Comitê Executivo aceitou a sugestão do técnico Italiano, Cesare Prandelli, de que os jogos que tiverem temperatura acima dos 32ºC sejam paralisados aos 30 minutos de cada tempo para a reidratação dos atletas.

Ao todo, são 24 partidas marcadas para iniciar às 13h, sendo 18 na primeira fase e seis no mata-mata. Belo Horizonte e Brasília, com cinco cada, são as sedes com mais confrontos neste horário. Porto Alegre tem três, Natal, Recife, Salvador e São Paulo estão com dois e Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza recebem um jogo.

Bookmark and Share

Fonte: Carlos Corrêa / Correio do Povo







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.