Correio do Povo

Porto Alegre, 16 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
28ºC
Amanhã
19º 29º


Faça sua Busca


Esportes > Futebol > Grêmio

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

29/12/2013 09:40 - Atualizado em 29/12/2013 09:49

Fornada de atacantes vindos da base gremista

Grêmio priorizou formação de homens de frente em 2013

 Grêmio priorizou formação de homens de frente em 2013 <br /><b>Crédito: </b> Grêmio / Divulgação CP
Grêmio priorizou formação de homens de frente em 2013
Crédito: Grêmio / Divulgação CP
Grêmio priorizou formação de homens de frente em 2013
Crédito: Grêmio / Divulgação CP

Volantes, laterais e zagueiros. O Grêmio se acostumou a exportar defensores nos últimos anos. Nomes como Lucas Leiva, Mário Fernandes, Fernando, Rafael Carioca. Eram raras as promessas ofensivas da base que vingavam a ponto de despertar a cobiça europeia, especialmente quando o assunto era a camisa 9. O que pode estar prestes a mudar daqui para a frente. O clube prepara uma fornada de atacantes para abastecer os profissionais e atrair o mercado comprador.

Conter a carência em revelar meia-atacantes e centroavantes foi uma das metas traçadas para as categorias de base no primeiro ano da gestão de Fábio Koff. Entre jovens que vieram de outros clubes e atletas que já estavam na base gremista, são nomes que daqui a algum tempo poderão estar no elenco principal. 'Identificamos que o Grêmio estava muito defasado em relação aos principais clubes do Brasil na formação de atletas. Tentamos mudar este perfil, identificando o que o mercado quer, sem perder as características do clube', explica o coordenador da base gremista, Junior Chávare.

Para colocar em prática o processo, era preciso implementar uma mudança na forma de jogar. Um padrão que auxiliasse na formação dos homens de frente. 'Definimos o esquema como 4-3-3 e as suas variantes, como padrão para a base, e, assim, voltar a formar primeiro volante, atacantes de lado e especialmente atacantes de área', destaca o dirigente. Também era necessário vasculhar o mercado atrás de atletas com potencial. Desembarcaram em 2013 boa parte das apostas na parte ofensiva. 'Buscamos jogadores pró-ativos, que tenham a compreensão para fazer mais de uma função. Não estamos buscando mais o brucutu, que fica só na área', acrescenta.
O clube não investe do bolso para trazer reforços para a base. A parceira, seja com investidores ou outras equipes, segue um modelo básico. 'Não investimos um centavo. Cada caso é um caso, mas o Grêmio detém sempre no mínimo 70% dos direitos econômicos ou a opção de compra com o preço fixado para ficar com este percentual', salienta.

Luan é o primeiro da lista. Aos 20 anos, o meia-atacante foi um dos destaques da campanha do Grêmio no Brasileiro Sub-20, com dois gols e três assistências em cinco jogos. Desde que desembarcou em Porto Alegre, em fevereiro deste ano, vindo do interior de São Paulo, o atleta marcou 17 gols e deu 13 assistências em 37 partidas. Será um dos nomes a serem vistos pelo torcedor na arrancada do Gauchão.

O garoto Everton, de apenas 17 anos, é outra aposta. O atleta, que veio do Fortaleza, já está no elenco Sub-20. Pode até aparecer em alguns minutos pelo time B, mas será trabalhado com muita cautela para não queimar etapas. Na Copa São Paulo, que começa no início de janeiro, o centroavante será Ronan com 1,95 m de altura. O jogador estava no Fluminense, mas não havia conseguido se ambientar.

Para 2014, a meta já está traçada, mas segue voltada a parte ofensiva, que sempre rende mais dinheiro em vendas para o exterior. 'Chegamos ao resultado até antes do esperado. Agora vamos mesclar também para buscarmos a formação de mais meias', finaliza Chávare.

As promessas:

Erik
Idade: 18 anos
Já estava no Grêmio

Everton
Idade: 17 anos
Clube anterior: Fortaleza

Luan
Idade: 20 anos
Clube anterior: Catanduvense

Klauss
Idade: 16 anos
Já estava no Grêmio

Marcos Paulo
Idade: 19 anos
Clube anterior: Caxias

Nicolas Careca
Idade: 16 anos
Já estava no Grêmio

Paulista
Idade: 19 anos
Clube anterior: Cruzeiro

Pilar
Idade: 16 anos
Clube anterior: CSA-AL

Ronan
Idade: 18 anos
Clube anterior: Fluminense

Tilica
Idade: 18 anos
Já estava no Grêmio

Vini
Idade: 19 anos
Clube anterior: Cruzeiro-RS

William Santos
Idade: 18 anos
Clube anterior: Orlândia-SP

Bookmark and Share


Fonte: William Lampert / Correio do Povo







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.