Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 09/02/2014
  • 11:23
  • Atualização: 11:36

Gre-Nal 399 tem Grêmio misterioso, Inter completo e clima quente

Grêmio e Inter entrarão em campo às 19h30min, na Arena, com temperatura próxima dos 40 graus

  • Comentários
  • Correio do Povo e Lancepress

Dos Gre-Nais diz-se que são sempre jogos quentes. E é verdade. São enfrentamentos marcados pela rivalidade entre os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul. No entanto, em termos de temperatura, dificilmente haverá outro Gre-Nal tão quente quanto o deste domingo, válido pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho. Os meteorologistas estimam que às 19h30min, quando a bola rolar na Arena, os termômetros ainda deverão estar apontando temperaturas próximas dos 40 graus.

Por ironia, o clássico 399 da história pouco vale em termos práticos para os clubes. Derrota ou vitória, para qualquer dos lados, dificilmente afetará o planejamento ou terá consequências definitivas na classificação deles no Gauchão. O que há, isto sim, é rivalidade e dados históricos. Por exemplo: este será o segundo Gre-Nal na Arena. Como o primeiro, ano passado, acabou com empate, quem vencer pode se gabar de marcá-la no currículo.

O Grêmio atuou três partidas com os titulares. Foi mais testado Já os titulares do Inter atuaram apenas uma vez, na goleada sobre o Cruzeiro. Com a pequena amostragem, deixaram boa imagem. Irão disputar a segunda partida do ano.

No comando técnico, Enderson Moreira representa a nova geração e brilhou no Goiás na última temporada. Abel Braga, apesar do currículo recheado, foi demitido do Fluminense, que brigou para não cair até o final do Brasileirão.

As equipes também apresentam diferenças. O Grêmio tem mais apostas em jovens em seu time titular. Embora a escalação ainda seja desconhecida, já que Enderson Moreira não confirmou quem entrará em campo e diz ter dúvidas. Werley ganhou a vaga de Bressan. Jean Deretti começa no lugar de Kleber. Riveros e Alán Ruiz podem aparecer nas vagas de Ramiro e Maxi, respectivamente.

Os objetivos se assemelham. Mas o primeiro semestre gremista tem a disputa da Libertadores, enquanto o Inter começa as competições nacionais e tem o Gauchão. A semelhança está na tabela: ambos são líderes de suas chaves na competição. O Inter tem 18 pontos, enquanto o Grêmio soma 11. Há também dois desfalques importantes, um de cada lado: Dida e Kleber Gladiador, ambos por lesão.

"É importante a gente estar à frente na tabela. Estamos com cautela, jogando fora de casa. É um jogo sem favorito, decidido no detalhe. Vamos marcar forte e atacar cm qualidade e velocidade. Temos que pontuar, é um jogo que vale três pontos como os outros. Temos que aumentar a nossa pontuação, podemos conseguir ainda mais" - comentou o goleiro Muriel.

"O Inter não vai vir só para se defender. É um time que marca e joga. O clássico certamente será definido por detalhes. Mas nós não podemos abrir mão da postura que temos. Vamos jogar ofensivamente, principalmente por atuar em casa com a força do nosso torcedor" - comentou o camisa 10 Zé Roberto.

Preparação especial para amenizar o calor

Uma hora e meia antes do clássico Gre-Nal, portanto a partir das 18h, começará a estratégia gremista para tentar amenizar a alta temperatura prevista para a partida. O preparador físico gremista, Fábio Mahseredjian, tem traçado um planejamento quando as suas equipes se deparam com situações como a que ocorrerá neste domingo.

“Existem algumas estratégias para hidratação dos atletas. Uma hora e meia antes, os atletas ingerem bebidas isotônicas, cerca de 900 a 1.200 mililitros para cada um”, destaca Mahseredjian. A tática não evita, no entanto, a queda de rendimento dos times no confronto. “Estudos apontam que a desidratação é proporcional à queda da performance. A umidade relativa do ar elevada, como em Porto Alegre, acelera ainda mais a desidratação”, acrescenta.

Enderson Moreira não vai preservar titulares, mas mexerá na equipe. Estão confirmadas a entrada de Werley no lugar de Bressan e a ausência de Kleber, machucado. Embora seja favorito, Jean Deretti não está garantido como substituto do Gladiador.

Inter terá cuidado redobrado na hidratação dos atletas
Água, muita água e bebidas isotônicas, antes, durante e depois do clássico deste domingo serão o antídoto usado pelo Inter para aplacar os efeitos da alta temperatura nos jogadores. O coordenador de preparação física do clube, Élio Carraveta, porém, prevê uma queda no ritmo da partida.

“As altas temperaturas inibem não só as capacidades físicas dos jogadores. O calor também deixa as capacidades reativas e a perspicácia prejudicadas. Os movimentos são mais lentos, e a chance de erro aumenta. Ou seja, afeta o rendimento como um todo dos jogadores”, observa o profissional.

Os jogadores do Inter receberão um tratamento especial para o jogo, sobretudo após o apito final do árbitro. Todos serão orientados a aumentar a ingestão calórica e reforçar as quantidades de água na dieta. “A reidratação será fundamental para a recuperação dos jogadores. O esforço será enorme durante toda a partida”, prossegue o profissional.

Ficha técnica
Local: Arena do Grêmio
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: José Javel Silveira e Rafael da Silva Alves

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro (Riveros), Zé Roberto, Maxi Rodríguez (Ruiz) e Jean Deretti; Barcos
Técnico: Enderson Moreira.

INTER 
Muriel; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alex; D'Alessandro,Rafael Moura e Jorge Henrique
Técnico: Abel Braga.

Bookmark and Share