Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
12º 28º


Faça sua Busca


Esportes > Futebol > Grêmio

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

01/04/2014 07:50 - Atualizado em 01/04/2014 09:10

Câmeras não identificam torcedor que ofendeu Paulão

Imagens da Arena do Grêmio foram insuficientes para localizar suspeito de racismo

Zagueiro Paulão disse que reconheceria torcedor<br /><b>Crédito: </b> Mauro Schaeffer
Zagueiro Paulão disse que reconheceria torcedor
Crédito: Mauro Schaeffer
Zagueiro Paulão disse que reconheceria torcedor
Crédito: Mauro Schaeffer

Como prometido pelo presidente Fábio Koff logo após o Gre-Nal, o Grêmio correu atrás nesta segunda-feira para tentar identificar o autor das ofensas racistas contra o zagueiro colorado Paulão. As primeiras imagens cedidas pela Arena Porto-Alegrense, no entanto, não puderam apontar o torcedor. Vídeos de outras câmeras foram solicitados e devem ser encaminhados ainda nesta terça.

• Paulão reafirma ofensa racista, mas não irá levar o assunto adiante


No final da tarde dessa segunda, no estádio Olímpico, o departamento jurídico debruçou-se sobre o assunto, mas sem sucesso. “As imagens enviadas não são conclusivas. Identifica-se uma confusão, mas não é possível observar os gestos do torcedor e tampouco identificá-lo”, explicou o advogado gremista Thiago Brunetto.

Já foi feita uma solicitação à gestora do estádio por vídeos de outros pontos da Arena. A imagem analisada nessa segunda-feira é de uma câmera localizada no primeiro anel no lado Leste, lado oposto ao ocorrido, distante cerca de 100 metros do túnel de acesso dos jogadores ao gramado, onde ocorreu o fato no Gre-Nal.

O clube pretende repassar as imagens que identifiquem o autor ao Ministério Público. Internamente, caso seja um sócio do clube, a punição pode ser a sua exclusão do quadro social. “Do ponto de vista do Grêmio, por ordem do presidente Fábio Koff, vamos dar ao fato as consequências que ele merece”, ressaltou Brunetto.

Embora não tenha sido relatado na súmula do jogo, como Leandro Vuaden já havia adiantado, o Grêmio será denunciado pelo procurador do TJD, Alberto Franco, no segundo parágrafo do artigo 243-G. A pena prevista é de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil, sem a perda do mando de campo. “Com o Esportivo era um grupo de 15 a 20 torcedores entre 177 pagantes, praticamente 10% do público. No Gre-Nal, foi um torcedor em um universo de 40 mil”, argumentou Franco.

O caso é semelhante ao do torcedor do Pelotas, na partida contra o São Paulo, que acabou banido dos estádios por 720 dias. O que pode se repetir caso o gremista seja identificado pelas imagens.

Bookmark and Share

Fonte: William Lampert / Correio do Povo






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.