Correio do Povo

Porto Alegre, 15 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
11º 22º


Faça sua Busca


Esportes > Futebol > Copa do Mundo

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

18/05/2014 08:44 - Atualizado em 18/05/2014 09:26

Fortunati analisa obras da Copa em Porto Alegre

Prefeito considera pronto trabalho de duplicação da avenida Beira-Rio

Fortunati analisa obras da Copa em Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> Ricardo Giusti / CP Memória
Fortunati analisa obras da Copa em Porto Alegre
Crédito: Ricardo Giusti / CP Memória
Fortunati analisa obras da Copa em Porto Alegre
Crédito: Ricardo Giusti / CP Memória

Em 2009, a Fifa confirmou Porto Alegre como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. Agora, cinco anos depois, em conversa com o CP, o prefeito José Fortunati analisa o que foi feito e o que não foi nas obras mais importantes. A seguir, os principais trechos:

Duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio)


"Praticamente concluída. Falta apenas finalizar o trecho entre a Rótula das Cuias e a Usina do Gasômetro e o Viaduto Pinheiro Borda, onde as obras estão em pleno andamento. É a única obra de mobilidade necessária para a realização da Copa do Mundo e ficará pronta para o evento."

Revitalização do Cais do Porto


"O Cais Mauá apresentou nesta semana uma solicitação de licença para evento temporário, somente durante o período da Copa, visando a implantação de área de gastronomia, feira de artesanato e agroindústria. O processo tramita na prefeitura municipal e no Iphan pelo fato de as instalações serem nos pavilhões A e B e no Pórtico, que são tombados pelo patrimônio histórico da União. Sabemos que há 30 anos os gaúchos esperam pela revitalização do Cais Mauá. Mas é preciso destacar que se trata de um projeto difícil, complexo, que será feito totalmente com recursos da iniciativa privada. Governo do Estado e prefeitura municipal trabalham juntos para que aconteça. A área do Cais Mauá pertence ao Estado, que fez a licitação concedendo por um período de 25 anos a exploração comercial a um grupo privado que vai investir R$ 600 milhões. A área não será privada, continuará sendo pública e fiscalizada pelos governos estadual e municipal. Quando pronto, teremos um amplo espaço de lazer e cultural com a bela vista do Guaíba, à disposição dos porto-alegrenses e visitantes."

Construção da 2ª Ponte do Guaíba


"Essa é outra obra muito importante para Porto Alegre e região Metropolitana. A presidente Dilma anunciou o início das obras da nova ponte sobre o Guaíba no fim de março. Quando concluída, deve absorver grande parte do fluxo da Ponte Móvel e será uma alternativa nos dias de içamento do vão, reduzindo os engarrafamentos."

Metrô de Porto Alegre


"Nunca existiu um projeto do metrô até a Lomba do Pinheiro. Pelo menos não que tenha partido da Prefeitura de Porto Alegre. A linha 1 do metrô, que liga o Centro Histórico até o Terminal Triângulo (na Zona Norte), já foi confirmada e estamos em fase de análise das Propostas de Manifestação de Interesse (PMI) entregues. O edital de licitação deve ser publicado até o fim do ano. Vale destacar que o metrô nunca foi uma obra que ficaria pronta para a Copa. É complexa, demorada e exige todo um trâmite e um tempo de execução que passa de 5 anos. O metrô vai beneficiar cerca de 325 mil passageiros por dia melhorando as condições de mobilidade, sem contar os benefícios ambientais, de desenvolvimento urbano, valorização da cidade e recuperação de áreas urbanisticamente degradadas. No futuro, devemos pensar na linha 2, mas ainda sem previsão de datas e recursos. Essa ligaria o centro até o bairro Azenha, num primeiro momento, e até a avenida Antônio de Carvalho numa segunda fase."

Aeroporto Salgado Filho


"Essa é uma obra do governo federal. O que temos conhecimento é que a licitação da ampliação da pista ficou para 2014. Mas estamos tranquilos. A Infraero nos informou que o aeroporto, como está, têm condições de atender à demanda gerada pela Copa de 2014. As obras do terminal de passageiros iniciaram em outubro do ano passado e têm prazo de 2 anos para serem concluídas. Atrasaram, mas devido a uma série de problemas com a empresa que está executando os serviços, mas sabemos que é algo que foge do controle da União. Hoje uma das maiores preocupações é com as condições climáticas, o que também deve ser resolvido em breve com a instalação do ILS CAT II, o equipamento que permite pousos e decolagens com neblina, que já foi aprovado Anac."

Linha Especial do Aeromóvel


"O aeromóvel qualificou o transporte até o aeroporto. Hoje quem chega a Porto Alegre tem mais uma opção para se deslocar até o centro da cidade ou a região Metropolitana. Antes, muitas pessoas não utilizavam o trem porque o percurso do aeroporto até a estação era mais difícil. Um projeto que nos orgulha muito, pois foi totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional de baixo impacto ambiental."

Viadutos na Terceira Avenida Perimetral


"As obras da Terceira Perimetral estão em andamento dentro dos trâmites legais. Tivemos que cumprir algumas exigências ambientais na obra da trincheira da Anita Garibaldi, como transplantes de árvores, e mais algumas desapropriações que tiveram que ser discutidas na Justiça. Questão das desapropriações também influenciaram o andamento da trincheira da Cristóvão Colombo. Na Plínio Brasil Milano uma área foi ocupada e também depende de uma decisão do Judiciário para a retirada dos invasores do local. No caso da trincheira da Ceará, nossas equipes estão trabalhando somente à noite, e com restrições, devido às operações aeroportuárias e às limitações impostas pelo V Comar e pela Infraero. E, por fim, as obras do viaduto da Bento Gonçalves atrasaram devido à liberação de uma área do Exército por onde o projeto avança."

Reforma do HPS

"A reforma do HPS é uma obra importantíssima para qualificar o atendimento no maior hospital de pronto socorro do Estado e uma das principais referências no país no atendimento a vítimas de acidentes e violências. É a maior obra de adequação do hospital nos 70 anos de funcionamento. Estamos investindo R$ 57 milhões na reforma total, que será concluída em 2018. Dividimos em quatro etapas porque não podemos parar o atendimento aos pacientes. Estamos na fase de reforma da Emergência (que é a maior obra em tamanho) e do bloco cirúrgico juntamente com a sala de recuperação."

Beira-Rio e Arena do Grêmio


"Um motivo de orgulho para nós, gaúchos, é que Porto Alegre é a única cidade sede da Copa do Mundo que não utilizou recursos públicos na construção e reforma de estádios. Os clubes e a iniciativa privada realizaram essas duas obras que qualificaram os estádios dos nossos times, o Grêmio e o Internacional, garantindo maior conforto e segurança aos torcedores. É a única cidade do Brasil com dois estádios padrão Fifa, aptos a receberem grandes eventos mundiais de futebol. Um legado para gremistas e colorados e para todos os gaúchos."

Plano Urbanístico da avenida Tronco


"É um projeto de 5,3 quilômetros de extensão que vai revitalizar e valorizar toda aquela região da cidade. Além da duplicação da via, teremos a implantação de corredor de ônibus, ciclovia, todo o tratamento paisagístico e o reassentamento de 1.525 famílias que viviam em condições precárias e agora terão a tão sonhada casa própria com mais conforto, segurança e qualidade de vida. Essa obra atrasou porque tivemos que realizar três licitações para a construção das habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida. Na primeira não tivemos empresas interessadas. Na segunda a construtora que se candidatou não foi aceita pela Caixa. E, finalmente na terceira, a prefeitura incrementou o plano financeiro em 6 CUBs por unidade e finalmente tivemos uma vencedora. Começamos a tocar o projeto e agora a tramitação junto à Caixa está lenta, devido à demasiada exigência imposta para aprovação."

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.