Porto Alegre, domingo, 21 de Dezembro de 2014

  • 01/06/2014
  • 17:52
  • Atualização: 18:08

Grêmio empata com o Palmeiras e chega à terceira partida sem vitória

Tricolor vai para o período de paralisação para a Copa do Mundo com dois empates e uma derrota

  • Comentários
  • Carmelito Bifano / Correio do Povo

O Grêmio empatou em 0 a 0 com o Palmeiras na tarde deste domingo, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Com o resultado, o Tricolor chega ao terceiro jogo sem vitória, foram uma derrota e dois empates. O time agora vai para o período de folga para a disputa da Copa do Mundo. Com 15 pontos e com jogos em disputa na nona rodada os comandados de Enderson Moreira ocupam a sexta colocação.

O Grêmio volta a disputar o Campeonato Brasileiro contra o Goiás, na Arena, em julho. A Confederação Brasileira de Futebol ainda não definiu a data e o horário da partida. Já o Palmeiras enfrenta o Santos em local indefinido.

O jogo

O Grêmio iniciou a partida pressionando o Palmeiras no campo defensivo e criando oportunidades. Aos cinco minutos, Dudu fez jogada pela esquerda de ataque e chutou forte para o interior da grande área. Barcos colocou o pé, mas a bola saiu alto e passou sobre o travessão de Fábio.

Os comandados de Enderson Moreira dominavam as ações ofensivas, porém, tinha dificuldades para criar chances claras de gols. Já o Palmeiras só conseguiu dar o primeiro chute, mesmo sem perigo, aos 15 minutos.

Dois minutos depois, Dudu recebeu passe dentro da grande área e, de calcanhar, tentou servir Barcos. Porém, o centroavante havia passado da linha da bola, que sobrou para Rodriguinho. O meia bateu forte, mas a bola saiu rasteira próxima ao poste direito de Fábio.

Palmeiras cresce no jogo

A partir dos 20 minutos, o Palmeiras equilibrou as ações ofensivas e, discretamente, começou a criar oportunidades. Já o Grêmio diminuiu a pressão inicial e passou a esperar para contra-atacar o adversário.

Aos 23 minutos, Diogo recebeu passe na intermediária e bateu alto. A bola fez uma parábola em alta velocidade e acabou batendo no ferro que segura à rede na parte de trás da goleira de Marcelo Grohe. Oito minutos depois, William Matheus cruzou rasteiro, Felipe Menezes chutou, a bola bateu nas costas de Diogo e foi na trave esquerda gremista.

Grêmio volta a levar perigo

O Tricolor reagiu aos 35 com um chute de longa distância de Alán Ruiz, que passou próximo ao poste esquerdo de Fábio. Até o apito final do primeiro tempo, os dois times não criaram oportunidades para abrir o placar e as equipes foram para os vestiários com o 0 a 0.

Logo a 40 segundo do segundo tempo, Barcos invadiu a área com a bola dominada e Wellington caiu sobre as pernas do centroavante gremista. O argentino reclamou com o árbitro, que entendeu como jogada normal e mandou a partida seguir. Aos sete minutos, Diogo marcou o gol de cabeça, mas o auxiliar anulou jogada marcando impedimento.

Paulistas criam oportunidades

O Palmeiras voltou a preocupar em dois lances aos 15 minutos. No primeiro, Felipe Menezes bateu falta da esquerda de ataque e obrigou Marcelo Grohe a espalmar pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, o goleiro saiu mal, Marquinhos Gabriel cabeceou em direção ao gol gremista e obrigou Rhodolfo a afastar de cabeça em cima da linha para impedir a abertura de placar.

Com Kleber na vaga de Barcos e Máxi Rodríguez na de Rodriguinho, o Grêmio voltou a aparecer com mais presença no campo de ataque. Aos 25 minutos, Ramiro dividiu com um adversário e a bola sobrou na esquerda para Alán Ruiz. O meia chutou forte, mas a bola saiu próxima ao poste direito de Fábio.

Aos 39 minutos, Máxi Rodríguez bateu falta para dentro da área, a defesa afastou e a bola sobrou para Alán Ruiz. O meia bateu rasteiro e Marcelo Oliveira tirou próximo da linha da meta palmeirense. Cinco minutos depois, Grohe ainda salvou o Grêmio após a bola quicar dentro da área e ir em direção ao gol. Sem alternativas, o goleiro foi obrigado a dar um tapa para a linha de fundo. Sem conseguir converter as oportunidades, a equipe deixou o gramado sob vaias dos torcedores que estavam presentes no Alfredo Jaconi.

Brasileirão – 9ª rodada

Grêmio 0
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Marquinhos; Edinho, Ramiro, Alán Ruiz e Rodriguinho (Máxi Rodríguez); Dudu (Zé Roberto) e Barcos (Kleber).
Técnico: Enderson Moreira

Palmeiras 0
Fábio; Wendel, Lúcio, Wellington, William Matheus; Renato, Marcelo Oliveira, Marquinhos Gabriel, Felipe Menezes (Josimar); Diogo e Henrique.
Técnico: Alberto Valentim

Cartões amarelos: Máxi Rodríguez, Werley e Ramiro (G) e Marquinhos Gabriel, Renato, Lúcio, Marcelo Oliveira e Henrique (P)
Público: 17.034
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (CBF/BA)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.