Porto Alegre, domingo, 21 de Dezembro de 2014

  • 30/06/2014
  • 21:00
  • Atualização: 21:31

Copa em Porto Alegre é marcada por grandes lances dentro e fora de campo

Público no Beira-Rio viu show de Messi, golaço australiano e show da torcida argelina

  • Comentários
  • Cristiano Munari / Correio do Povo

A vitória da Alemanha sobre a Argélia na prorrogação por 2 a 1 na tarde desta segunda-feira marcou a despedida do Beira-Rio e de Porto Alegre da Copa do Mundo. O Mundial na Capital foi uma festa de gols e de alegria entre os povos que vieram assistir os jogos no Beira-Rio e desfrutar da cidade. Em cinco partida, as redes foram balançadas 22 vezes – média de 4,4 gols por jogo. O Correio do Povo listou abaixo cinco fatos que marcaram a disputa do Mundial na capital gaúcha.

Primeiro gol marcado com ajuda da tecnologia


O Beira-Rio recebeu seu primeiro jogo da Copa do Mundo no dia 15 de junho. Em um belo domingo de sol, a França goleou Honduras por 3 a 0 em partida que abriu o Grupo E do Mundial. A goleada francesa ficou marcada pelo primeiro gol em uma competição da Fifa validado com a ajuda da tecnologia. Aos dois minutos do segundo tempo, o centroavante Benzema finalizou uma bola que explodiu na trave, bateu na perna do goleiro Valladares e foi em direção ao gol. O camisa 1 hondurenho ainda conseguiu puxar a bola. Com a dúvida se a bola havia entrado, o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci só confirmou o gol francês após o sensor do “goal-line” da Fifa avisar que a bola havia passado a linha.




Golaço de Tim Cahill


A vitória da Holanda sobre a Austrália por 3 a 2 em jogo válido pela segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo no dia 18 ficou marcado por um golaço do meia Tim Cahill. Logo após os holandeses abrirem o placar com Arjen Robben aos 20 do primeiro tempo, o camisa 4 da seleção da Oceania marcou o gol mais bonito do Beira-Rio e um dos mais belos do Mundial. Após lançamento Wilkinson, Cahill apareceu na entrada da área, acertou um voleio e mandou uma bomba, que ainda bateu no travessão antes de morrer dentro do gol.


Torcida da Argélia conquista gaúchos


Antes da Copa do Mundo, o confronto entre Coreia do Sul x Argélia pelo Grupo H era visto com desconfiança pelo público gaúcho. No entanto, o jogo do domingo dia 22 de junho foi memorável. Na partida do Beira-Rio com mais gols na Copa do Mundo, a Argélia bateu a seleção sul-coreana por 4 a 2 e sua torcida conquistou os gaúchos. Os argelinos fizeram uma festa incrível e ganharam o apoio dos brasileiros presentes no Beira-Rio na sua única vitória no Mundial.



O craque Messi brilha na Capital

A partida entre Argentina e Nigéria foi a que mais atraiu estrangeiros para Porto Alegre. A Capital viveu uma verdadeira invasão. Milhares de argentinos vieram mesmo sem ingressos apenas para estarem presentes na cidade onde sua seleção jogava. Dentro de campo, o craque Lionel Messi não decepcionou os mais de 40 mil presentes no Beira-Rio. Logo aos 3 minutos, ele abriu o placar para a seleção celeste e branca. Não demorou muito para os nigerianos empatarem com Musa, mas Messi apareceu de novo. No último minuto da primeira etapa, o camisa 10 bateu uma falta com perfeição, no ângulo, sem chance alguma para o bom goleiro Enyeama. A Nigéria ainda empataria a partida novamente com Musa na etapa final, mas Rojo garantiria a vitória de 3 a 2 para a alegria da torcida argentina no Beira-Rio.


Susto alemão

O último jogo do Beira-Rio na Copa do Mundo reservou um confronto entre Alemanha e Argélia pelas oitavas de final. A partida era dada como favas contadas para a seleção tricampeã do mundo. Com um dos principais destaques do Mundial, o atacante Müller (autor de quatro gols), e craques como Schweinsteiger, Özil, Götze e Lahn os alemãs levaram um susto da seleção africana. Os argelinos criaram várias situações de gol, principalmente no primeiro tempo, e a Alemanha só conseguiu garantir a classificação na prorrogação. Schuerrle e Özil marcaram os tentos germânicos enquanto Djabou desconteu e decretou o placar de 2 a 1. A Alemanha enfrenta agora a França nas quartas de final.

Saiba mais
• Franceses fazem festa à espera da estreia na Copa
• Orange Square contagia brasileiros e turistas
Argentinos aumentam movimento dos bares no Centro de Porto Alegre 

Bookmark and Share