|
|
Campanha irregular custou título brasileiro ao Inter
Crédito: Mateus Bruxel
|
Fim de campeonato e agora o assunto das discussões e encontros entre torcedores passa a ser, além da especulação do mercado da bola, os pontos que faltaram para que o time fosse campeão, garantisse a vaga na Libertadores ou escapasse do rebaixamento.
Os colorados, em especial, tem a lamentar alguns tropeços cruciais ao longo da competição. As três derrotas em casa - em especial a do Botafogo, já na reta final do Brasileirão -, os empates com Atlético-PR e Fluminense certamente ainda vão ecoar na cabeça de metade do Rio Grande do Sul.
Ainda que tenha permanecido no G-4 em 35 das 38 rodadas da competição, o time fraquejou quando teve oportunidade de assumir a ponta, posição em que esteve em cinco rodadas. A vaga na Libertadores acaba servindo como alento, pois, antes das quatro últimas vitórias, ela chegou a estar ameaçada.
Primeiro turno forte
O começo no campeonato foi arrasador: quatro jogos e quatro vitórias, com triunfos sobre os fortes Corinthians e Palmeiras, além de ganhar do Goiás no estádio Serra Dourada, palco tradicional de armadilhas para os clubes gaúchos. No entanto, depois veio a primeira onda de instabilidade.
O empate com o Cruzeiro em pleno Mineirão não chegou a ser considerado ruim, porém o 0 a 0 com o Vitória no Beira-Rio representou a perda de dois pontos. Logo após, a primeira derrota aconteceu, justamente para o Flamengo, de Adriano, em uma sonora goleada de 4 a 0 no Maracanã. Na ocasião, o Inter abandonou a liderança do Brasileirão, cedendo-a ao Atlético-MG, de Celso Roth.
Os colorados ainda conseguiram se recuperar a tempo de encerrar em primeiro o primeiro turno como primeiro, mas só depois do começo do segundo, pois a equipe atrasou dois compromissos em virtude da participação na Copa Suruga Bank, no Japão. Considerando apenas a primeira fase do campeonato, o Inter somou 37 pontos.
Instabilidade no segundo turno
Se o começo do primeiro turno foi ótimo, não se pode dizer o mesmo do segundo. Apontado como grande favorito ao título na metade inicial, o Inter cambaleou na segunda. O início do período, inclusive, foi apontado por Fernando Carvalho como causador da perda do campeonato.
Os resultados ruins causaram a demissão de Tite, em 4 de outubro, após a derrota por 2 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira. Na época, o Inter caía de produção a cada jogo e a falta de rendimento custou o emprego do treinador, que já não era unanimidade entre jogadores e dirigentes. O clima era bastante pesado no vestiário colorado.
Assim que foi anunciado como novo técnico do Inter, Mário Sérgio foi recebido com muita desconfiança pelos colorados. Seu nome sofreu muita rejeição. O clima melhorou com a vitória no Gre-Nal, que recolocou o Inter na briga pelo título novamente. Entretanto, em outro tropeço, os comandados de Mário Sérgio, mesmo bem, perderam por 1 a 0 para o São Paulo no Morumbi em jogo de seis pontos.
Ah, se o pacto tivesse dado certo...
O impacto negativo no Beira-Rio foi grande e veio outro momento de instabilidade. Depois do Morumbi, talvez a derrota mais dolorida: para o rebaixável Botafogo por 1 a 0, em casa. O insucesso fez os dirigentes e jogadores firmarem um pacto por cinco vitórias nos últimos cinco jogos. Ele quase deu certo. Só não deu porque logo no primeiro desafio, houve empate com o Barueri, no ABC paulista.
Quando até mesmo a vaga na Libertadores parecia perdida, veio a esperada recuperação. O Inter fez 100% de aproveitamento nas últimas quatro partidas e de desacreditado chegou à última rodada com chances reais de título. Mas, por ironia do destino, nas mãos do maior rival.
No derradeiro confronto, os colorados amassaram o Santo André por 4 a 1. O título chegou a ser vermelho por cerca de uma hora, enquanto os reservas gremistas tiveram força para segurar o embalado Flamengo. Contudo, no apito final do Brasileirão, por dois pontos, o Flamengo chegou na frente e levantou mais um troféu nacional.
Os torcedores colorados, que chegaram a comemorar gol do Grêmio, tiveram que se contentar com a vaga na Libertadores de 2010.
Confira, abaixo, a campanha do Inter no Campeonato Brasileiro 2009 e tire as próprias conclusões:
• Primeiro turno
10/05/2009 - Corinthians 0 X 1 Internacional - (Pacaembu, São Paulo)
17/05/2009 - Internacional 2 X 0 Palmeiras - (Beira-Rio, Porto Alegre)
23/05/2009 - Goiás 0 X 1 Internacional - (Serra Dourada, Goiânia)
31/05/2009 - Internacional 2 X 1 Avaí - (Beira-Rio, Porto Alegre)
07/06/2009 - Cruzeiro 1 X 1 Internacional - (Mineirão, Belo Horizonte)
14/06/2009 - Internacional 0 X 0 Vitória - (Beira-Rio, Porto Alegre)
21/06/2009 - Flamengo 4 X 0 Internacional - (Maracanã, Rio de Janeiro)
28/06/2009 - Internacional 3 X 0 Coritiba - (Beira-Rio, Porto Alegre)
05/07/2009 - Náutico 0 X 2 Internacional - (Estádio dos Aflitos, Recife)
12/07/2009 - Atlético-PR 3 X 2 Internacional - (Arena da Baixada, Curitiba)
15/07/2009 - Internacional 4 X 2 Fluminense - (Beira-Rio, Porto Alegre)
19/07/2009 - Grêmio 2 X 1 Internacional - (Olímpico, Porto Alegre)
22/07/2009 - Internacional 2 X 2 São Paulo - (Beira-Rio, Porto Alegre)
25/07/2009 - Botafogo 3 X 2 Internacional - (Engenhão, Rio de Janeiro)
29/07/2009 - Internacional 3 X 2 Barueri - (Beira-Rio, Porto Alegre)
26/08/2009 - Santos 3 X 3 Internacional - (Vila Belmiro, Santos)
02/09/2009 - Internacional 3 X 0 Atlético-MG - (Beira-Rio, Porto Alegre)
10/08/2009 - Internacional 3 X 0 Sport - (Beira-Rio, Porto Alegre)
15/08/2009 - Santo André 0 X 2 Internacional - (Estádio Bruno José Daniel, Santo André)
• Segundo turno
19/08/2009 - Internacional 1 X 2 Corinthians - (Beira-Rio, Porto Alegre)
22/08/2009 - Palmeiras 2 X 1 Internacional - (Parque Antárctica, São Paulo)
30/08/2009 - Internacional 4 X 0 Goiás - (Beira-Rio, Porto Alegre)
06/09/2009 - Avaí 0 X 2 Internacional - (Ressacada, Florianópolis)
13/09/2009 - Internacional 2 X 3 Cruzeiro - (Beira-Rio, Porto Alegre)
19/09/2009 - Vitória 2 X 0 Internacional - (Barradão, Salvador)
27/09/2009 - Internacional 0 X 0 Flamengo - (Beira-Rio, Porto Alegre)
04/10/2009 - Coritiba 2 X 0 Internacional - (Couto Pereira, Curitiba)
07/10/2009 - Internacional 3 X 1 Náutico - (Beira-Rio, Porto Alegre)
10/10/2009 - Internacional 1 X 1 Atlético-PR - (Beira-Rio, Porto Alegre)
18/10/2009 - Fluminense 2 X 2 Internacional - (Maracanã, Rio de Janeiro)
25/10/2009 - Internacional 1 X 0 Grêmio - (Beira-Rio, Porto Alegre)
28/10/2009 - São Paulo 1 X 0 Internacional - (Morumbi, São Paulo)
01/11/2009 - Internacional 0 X 1 Botafogo - (Beira-Rio, Porto Alegre)
08/11/2009 - Barueri 1 X 1 Internacional - (Arena Barueri, Barueri-SP)
15/11/2009 - Internacional 3 X 1 Santos - (Beira-Rio, Porto Alegre)
22/11/2009 - Atlético-MG 0 X 1 Internacional - (Mineirão, Belo Horizonte)
29/11/2009 - Sport 1 X 2 Internacional - (Ilha do Retiro, Recife)
06/12/2009 - Internacional 4 X 1 Santo André - (Beira-Rio, Porto Alegre)
Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo
|