Correio do Povo | Notícias | Tarso lidera. Fogaça e Yeda disputam a segunda vaga

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019

  • 16/08/2010
  • 04:54
  • Atualização: 06:00

Tarso lidera. Fogaça e Yeda disputam a segunda vaga

Primeira pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus

  • Comentários
  • Correio do Povo

A primeira pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus para a eleição de 3 de outubro aponta que o candidato Tarso Genro (PT) estaria no segundo turno se o pleito fosse realizado nos dias em que ocorreu o levantamento, entre quarta e sexta-feira da semana passada. Na pesquisa de modalidade estimulada, na qual é apresentado ao entrevistado um disco com os nomes de todos os candidatos, Tarso aparece com 37,9% das intenções de voto.

 

Ele é seguido por José Fogaça (PMDB), com 29%, e pela governadora Yeda Crusius (PSDB), com 16,6%, que, portanto, são os preferidos nas intenções de voto na disputa pela segunda vaga a um eventual segundo turno eleitoral. A seguir, com percentual bem inferior aos três líderes, aparece Pedro Ruas (PSol), com 1,2%. Carlos Schneider (PMN), Júlio Flores (PSTU), Humberto Carvalho (PCB), Montserrat Martins (PV), Aroldo Medina (PRP) e José Guterres (PRTB) apresentaram índices de preferência inferiores a 1%.

 

Na modalidade espontânea, em que o entrevistado cita livremente seu candidato preferido, a pesquisa revela que dois em cada três eleitores não sabem em quem votarão no dia 3 de outubro. Nesta modalidade, Tarso, Fogaça e Yeda aparecem com percentuais bem próximos.

 

 A preferência dos gaúchos para o Planalto

A intenção de voto dos gaúchos na disputa pela Presidência da República também foi avaliada pela Pesquisa Correio do Povo /Instituto Methodus. Na modalidade estimulada, o candidato José Serra (PSDB), lidera com 46% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff (PT), com 34,4% e Marina Silva (PV), com 10,8%. Os demais candidatos ficaram abaixo de um ponto percentual. Plínio Arruda Sampaio (PSol), tem 0,5% das intenções de voto; Rui Costa Pimenta (PCO), aparece com 0,4%; Zé Maria (PSTU), com 0,3%; Ivan Pinheiro (PCB), com 0,3%; José Maria Eymael (PSDC), com 0,2%; e Levy Fidelix (PRTB), com 0,1%.

 

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos para a escolha dos entrevistados, Serra aparece com 27,1% das intenções de voto, Dilma vem em segundo com 24,4% e Marina tem 5,4% da preferência dos entrevistados. O índice de eleitores indecisos, que ainda não sabem em quem votarão em 3 de outubro, é de 39,7%.

 

Entre os candidatos que concorrem ao Palácio Planalto, Dilma é a que tem maior rejeição dos pesquisados no Estado, com 29,4%. A petista é seguida por Serra com 18,3%, Marina com 13,8%, Zé Maria, com 6,5% e Plínio Arruda Sampaio com 6,3%. Os demais candidatos à Presidência da República têm menos de 6% de rejeição.

 

 

Governos Lula e Yeda são avaliados

Os governos do presidente Lula e da governadora Yeda Crusius também foram avaliados na pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus. Entre os entrevistados, 65,1% consideram o governo Lula ótimo ou bom; 26,6% avaliaram como regular; e 8,4%, como ruim ou péssima. Em relação à gestão Yeda Crusius, 28,1% consideram o governo ótimo ou bom; 29,7%, regular; e 42,4%, ruim ou péssimo. Perguntados sobre se aprovam ou não o desempenho da governadora, 38,2% dos entrevistados disseram aprovar; 57,7%, não aprovar; e 4,2% não souberam responder. Considerando notas de avaliação de 1 a 10, a média da governadora ficou em 4,82.