Porto Alegre, domingo, 21 de Dezembro de 2014

  • 04/03/2011
  • 15:56
  • Atualização: 16:50

Mar deve continuar escuro até segunda no Litoral Norte

Corrente marítima e temperatura causam morte de algas e deixam a água marrom

  • Comentários
  • Karina Reif / Correio do Povo

Os banhistas do Litoral Norte terão que se acostumar com o aspecto “chocolatão” do mar até domingo ou segunda-feira, de acordo com o geólogo Mattos'alem Roxo, coordenador da Regional da Fepam em Tramandaí. Ele explicou que a coloração ocorre por causa da morte de algas e da baixa temperatura da água. 

De acordo com Roxo, os organismos são típicos das nossas marés. “A corrente que vem do Sul esfria o mar, provoca essa mortandade e traz as algas marrons para a beira”, disse. “Quando a corrente é do Norte, as águas ficam mais quentes e claras.”

 
Banhistas encontraram mar com cor escura na manhã desta sexta-feira, no Litoral Norte  | Foto: Fabiano do Amaral

Roxo disse que a tendência é de que o mar comece a limpar a partir dos próximos dois dias. A expectativa é que só a partir de segunda-feira os veranistas poderão se banhar sem saírem sujos da água. No entanto, o especialista garante que a cor não significa que a água está poluída e não representa qualquer risco à saúde da população. “A água só suja a roupa de banho mesmo. Essa alga não é do tipo tóxica, como a vermelha que tivemos no ano passado”, disse.

Pela manhã, o sol forte e o vento fraco atraíram muitas pessoas para a areia de Tramandaí, mas poucas se aventuraram a entrar no mar. A maioria reclamou da temperatura da água e também da cor marrom. "O dia está bom, só a água que está muito suja", disse a estudante de Direito Cláudia Dias, 21 anos.

Bookmark and Share