Correio do Povo | Notícias | Passeio lança obra de nova ciclovia em Porto Alegre

Porto Alegre

13ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Maio de 2018

  • 22/09/2011
  • 11:30
  • Atualização: 12:22

Passeio lança obra de nova ciclovia em Porto Alegre

Trecho de 9,4 quilômetros ligará a avenida Edvaldo Pereira Paiva à Antônio de Carvalho

Passeio com bicicletas lança obra de nova ciclovia em Porto Alegre | Foto: Bruno Alencastro

Passeio com bicicletas lança obra de nova ciclovia em Porto Alegre | Foto: Bruno Alencastro

  • Comentários
  • Mauren Xavier / Correio do Povo

Um passeio ciclístico marcou, na manhã desta quinta-feira, o lançamento da obra para a nova ciclovia de Porto Alegre. Uniformizados, o prefeito José Fortunati, secretários e ciclistas deixaram a sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na rua João Neves da Fontoura, e seguiram pela avenida Ipiranga até a rua Santa Cecília, onde houve a assinatura do contrato para a realização do projeto, que terá 9,4 quilômetros.

Segundo o prefeito, esse é um momento importante para a cidade porque representa o estímulo à mudança de comportamento do porto-alegrense. Ele lembrou que mais do que a criação de um espaço para que os ciclistas possam circular adequadamente, a ciclovia é uma maneira de abrir o debate sobre a importância de os motoristas respeitarem o trânsito.

A atividade ocorreu no Dia Mundial Sem Carro. “A cidade foi projetada para os carros. Porém, hoje elas estão saturadas e poderão ficar paralisadas se não houver nenhuma mudança efetiva na área de mobilidade”, afirmou. Ele citou o projeto de construção do metrô e a qualificação do transporte coletivo como algumas ações no sentido de reduzir a presença dos carros na cidade.

O prefeito mostrou ainda preocupação com o crescimento do número de veículos em Porto Alegre. Na década de 70, eram 40 mil e, em setembro de 2011, representam 715 mil. “Não há estrutura que aguente esse impacto”, afirmou. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, que também participou da iniciativa, destacou que a ciclovia é uma alternativa importante para melhorar o trânsito na cidade.

A ciclovia é resultado de uma parceria com a Cia Zaffari e o Praia de Belas. Ela vai ligar a avenida Edvaldo Pereira Paiva, conhecida como Beira-Rio, até a Antônio de Carvalho. A construção do trecho faz parte do Plano Diretor Cicloviário, que prevê a instalação de 200 metros de ciclovia para cada 100 vagas de estacionamentos em empreendimentos privados. O trajeto será feito pelas margens do Arroio Dilúvio, com duplo sentido de circulação, mudando em alguns pontos para melhor aproveitar o espaço do talude. A execução da ciclovia terá apoio ainda das secretarias municipais.

Bookmark and Share