Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

  • 16/10/2011
  • 20:28
  • Atualização: 21:39

Cinzas de vulcão avançam pelo Sudeste do RS nesta segunda-feira

Região entre Chuí e Pelotas deve ter visibilidade reduzida e aviação é afetada

  • Comentários
  • MetSul

As cinzas do vulcão chileno Cordón-Caulle devem avançar pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, pelas regiões Sul e Leste. De acordo com a MetSul Meteorologia, o material vulcânico atingiu o Estado na noite deste domingo e pode, inclusive, acarretar uma redução na visibilidade na região entre Chuí e Pelotas – tal qual ocorreu em Buenos Aires e Montevidéu, neste domingo.

As cinzas voltam ao Estado devido à uma frente fria, que as carrega desde a região da Patagônia. Não houve nova erupção, mas o vento no Sul da Argentina, aliados à uma massa de ar frio, carregou as cinzas depositadas para a região do Prata, causando novamente problemas na aviação na Argentina e no Uruguai.

Transtornos na aviação

Como ocorreu nas nuvens anteriores que atingiram o Rio Grande do Sul desde junho – quando o vulcão entrou em erupção – a aviação será prejudicada. Neste domingo, a TAM e a Gol tiveram voos cancelados e suspenderam as suas operações para Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque) e Montevidéu (Carrasco).

Comparação entre Porto Alegre e Buenos Aires neste domingo | Fotos: Paulo Nunes e divulgação 

Comparação entre Porto Alegre e Buenos Aires neste domingo | Fotos: Paulo Nunes e divulgação

Temperatura diminui no início da semana

Segundo a MetSul, as condições climáticas no começo da semana farão com que a temperatura caia em solo gaúcho. Há possibilidade de chuva isolada e passageira, especialmente em locais mais próximos da costa e da Serra. Em Porto Alegre, a mínima prevista para esta segunda-feira é de 13°C e a máxima, 24°C, em um dia de sol e nuvens.

Bookmark and Share