Porto Alegre, terça-feira, 21 de Outubro de 2014

  • 18/11/2011
  • 11:12
  • Atualização: 12:15

Após bloqueio de uma hora na Ponte do Guaíba, tráfego na BR 290 é liberado

Congestionamento na rodovia chegou a 14 quilômetros, segundo a Concepa

  • Comentários
  • Correio do Povo

Um problema no vão móvel da Ponte de Guaíba deixou o trânsito bloqueado na BR 290 durante uma hora e 17 minutos nesta sexta-feira. Nesse período, o congestionamento chegou a 14 quilômetros, somando a fila de carros na Região Metropolitana e na Capital. Entre os veículos que ficaram parados, estavam algumas ambulâncias.

De acordo com a Concepa, concessionária que administra a BR 290, a ponte foi içada ao seu limite máximo, 24 metros de altura, às 10h10min para a passagem de um navio. Quando os técnicos tentaram baixar a estrutura, ocorreu uma falha e ela trancou. Por isso, foi utilizado um sistema de emergência até que a estrutura chegasse a 20 metros. A partir dessa altura, passou a ser utilizado o método principal. A ponte foi nivelada ao solo às 11h27min, quando o tráfego foi liberado no local.

No ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) do Rio Grande do Sul instaurou inquérito civil para investigar as causas das frequentes interrupções do tráfego na ponte sobre o Guaíba. O último bloqueio causado por falha na estrutura ocorreu em julho. Segundo a concessionária responsável, uma ruptura de presilhas e o consequente desprendimento dos cabos causou o transtorno.

Na última visita ao Rio Grande do Sul, a presidente Dilma Rousseff afirmou que da próxima vez que viesse a Porto Alegre, anunciaria a criação de uma segunda ponte do Guaíba. Segundo ela, há estudos para definir de onde sairão os recursos e o governo, inclusive, cogita fazer uma concessão.


Bookmark and Share