Correio do Povo | Notícias | Noroeste do RS registra umidade desértica durante o domingo

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 13 de Novembro de 2018

  • 12/02/2012
  • 20:32
  • Atualização: 20:37

Noroeste do RS registra umidade desértica durante o domingo

Calor segue forte durante a semana e máximas no Carnaval podem ficar próximas dos 40°C

  • Comentários
  • MetSul

O município de Santa Rosa, notório pelos registros climáticos extremos, teve umidade do ar desértica neste domingo, com apenas 10%. Além disso, a cidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, teve grande amplitude térmica, com as temperaturas variando entre 9,1°C e 37,2°C no decorrer do dia.

Tamanha variação de temperatura é resultado da massa de ar seco que está sobre o Estado e que volta a definir as condições do tempo na segunda-feira. Será outro dia ensolarado com marcas amenas ao amanhecer e frio em baixadas da Serra e do Noroeste, mas calor à tarde, ganhando força.

Com o ingresso de ar mais quente no território gaúcho, a temperatura sobe muito no decorrer desta semana com tardes de forte a intenso calor. O acentuado aquecimento volta a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva de verão, isoladas, sobretudo à tarde e mesmo acompanhadas de temporais.

Nesta segunda, Santa Rosa e arredores voltam a registrar as principais máximas do RS, próximas de 38°C. Porto Alegre também tem forte calor, com os termômetros variando entre 19°C e 34°C. No Litoral Norte, os picos de calor giram entre 28°C e 30°C, em Capão da Canoa e Torres, respectivamente.

Durante o Carnaval não estão descartadas marcas próximas ou logo acima de 40ºC. As noites de temperatura agradável deste começo de semana gradualmente ficam mais quentes e devem ser muito abafadas, assim como as tardes, no período da folia. O sol aparecerá, mas o calor intenso combinado com a umidade alta deve trazer pancadas de chuva e temporais isolados no feriadão.

Bookmark and Share