Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
14º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

23/02/2012 09:37 - Atualizado em 23/02/2012 09:46

Fórum Mundial da Bicicleta altera trânsito em Porto Alegre

Evento ocorre de hoje até domingo

Fórum Mundial da Bicicleta altera trânsito em Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> Camila Domingues / CP Memória
Fórum Mundial da Bicicleta altera trânsito em Porto Alegre
Crédito: Camila Domingues / CP Memória
Fórum Mundial da Bicicleta altera trânsito em Porto Alegre
Crédito: Camila Domingues / CP Memória

A primeira edição do Fórum Mundial da Bicicleta ocorre a partir desta quinta-feira na Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre, e se estende até domingo. A fim de garantir a segurança dos participantes, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) definiu uma série de medidas especiais de trânsito na cidade durante a realização do evento.

Entre elas está a implantação de ciclofaixa provisória na rua Sete de Setembro, na região Central; a antecipação da interrupção de trânsito de veículos automotores na avenida Edvaldo Pereira Paiva; o fechamento de metade da área do estacionamento da Usina do Gasômetro; e a disponibilização de agentes ciclistas da EPTC e da Brigada Militar para escolta de grupos que queiram realizar pedaladas a partir da Usina.

A ciclofaixa temporária na Sete de Setembro já está funcionando. A pista foi demarcada com cones no trecho entre a Praça Montevidéu e a Praça da Alfândega. A iniciativa, proposta pelos organizadores do fórum, tem o objetivo de oferecer maior segurança aos participantes que se dirigirem à Usina, evitando, assim, o deslocamento pela avenida Mauá, considerado perigoso para ciclistas.

O bloqueio da Edvaldo Pereira Paiva, que ocorre todos os finais de semana, a partir das 13h, foi antecipado para as 7h de sábado. Na Usina, metade da área de estacionamento controlada pela EPTC terá acesso restrito a pedestres e ciclistas – medida também solicitada pelos organizadores do fórum. O local contará com plantão de agentes ciclistas da EPTC e da Brigada Militar à disposição do evento. Na sexta-feira, estes agentes deverão acompanhar a pedalada da manifestação mensal do movimento Massa Crítica.

Haverá, ainda, bloqueio do trânsito na rua José do Patrocínio, entre as ruas da República e Alberto Torres, na Cidade Baixa, no sábado. A data marca um ano do atropelamento de um grupo de ciclistas do Massa Crítica, ocorrido na esquina das ruas José do Patrocínio e Luiz Afonso. A área será palco de ato em memória ao incidente, dentro da programação do fórum.

Por meio da Procempa, a prefeitura disponibilizou acesso sem fio à internet na Usina do Gasômetro, além de ter instalado computadores no local para uso dos participantes do evento.

Conforme os organizadores do fórum, eles se identificam como moradores que utilizam a bicicleta como meio de locomoção, lazer e prática esportiva. Entre os convidados do evento está o ativista norte-americano Chris Carlsson, fundador do movimento Massa Crítica, e o diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Cicliocidade), Thiago Benecchio. A programação do completa pode ser conferida no site do Fórum Mundial da Bicicleta. Todas as atividades são gratuitas.

Assista ao vídeo do atropelamento ocorrido em 25/02/2011:


Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.