Correio do Povo | Notícias | Parque de Gramado garantirá neve o ano inteiro aos turistas

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 16 de Dezembro de 2018

  • 22/05/2012
  • 17:38
  • Atualização: 17:52

Parque de Gramado garantirá neve o ano inteiro aos turistas

Em fase de construção, nova atração tem orçamento de R$ 60 milhões e será inaugurada em novembro de 2013

  • Comentários
  • Halder Ramos / Correio do Povo

A partir de novembro de 2013, os turistas que visitarem Gramado terão a possibilidade de brincar na neve durante os 365 dias do ano. Ainda em fase de contrução o Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. O empreendimento – iniciativa da família Caliari e de um grupo de investidores gaúchos – representa o maior investimento privado no turismo da Região das Hortênsias, e deve fomentar a economia da região.

“A ideia inicial surgiu em 2008, quando começamos a nos questionar de que maneira poderíamos contribuir de forma mais efetiva para o turismo da região. Chegamos à conclusão de que isso seria possível com a criação de uma atração turística, mas ela teria que ser surpreendentemente inovadora”, afirma Anderson Caliari, que comanda a implantação do projeto ao lado do irmão, André.

Com o conceito de uma visita a um vilarejo europeu na base de uma montanha com neve, o Snowland terá mais de 30 atividades recreativas, que incluem esqui, snowboarding e airboarding, além de uma escola de esqui para pessoas de todas as idades, em 7,2 mil metros quadrados de neve. Haverá também local para caminhadas na neve e exploração à montanha nevada.

Quem busca lazer poderá usufruir de tobogãs, pista de patinação, participar de jogos com bolinhas de neve e se divertir aprendendo a construir seu iglu ou decorar seu próprio boneco de neve. “O parque terá atrações para todas as idades, com ambientes lúdicos e infraestrutura completa, oferecendo tudo o que é divertido de se fazer na neve”, detalha Anderson Caliari.

No projeto, ganham destaque também a área de alimentação, que terá mais de mil lugares, e a preocupação com a segurança. “Na área de neve, todos os visitantes utilizarão capacetes, luvas, roupas especiais e botas. A temperatura será controlada e não oferecerá nenhum risco aos visitantes”, observa André Caliari.

O Snowland está sendo construído em área de 48 mil metros quadrados na ERS 235, que liga Gramado a Nova Petrópolis, em Linha Carazal. No total, serão 14,8 mil metros quadrados de área coberta. Segundo os empreendedores, o sistema que produzirá a neve foi trazido da Europa e é o mais testado no mundo, amplamente utilizado naquele continente. “Extremamente seguro, ele transfere o frio de forma indireta, não expondo o visitante a nenhum gás”, explica André Caliari.


Bookmark and Share


TAGS » Geral, Turismo