Porto Alegre

14ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 23 de Junho de 2017

  • 11/07/2012
  • 08:10
  • Atualização: 09:26

Milhares fazem fila para se vacinar contra a gripe A

Santa Rosa recebeu ontem 9 mil doses

  • Comentários
  • Felipe Dorneles / Correio do Povo

Cerca de 5 mil pessoas fazem fila na manhã desta quarta-feira para se vacinar contra a gripe A em Santa Rosa, no Noroeste do Estado. Os moradores se concentram na rua Buenos Aires, onde fica o Centro Cívico e Cultural, local da vacinação, e na travessa Praça da Bandeira.  As vias – que foram tomadas pela população – foram bloqueadas para o tráfego de veículos pela Brigada Militar.

Por volta das 7h30min, a Fundação Municipal de Saúde iniciou a distribuição de senhas e a vacinação começou pouco depois das 8h30min. Dentro do centro cultural foram montados quatro pontos, um deles exclusivo para os grupos de risco – profissionais da saúde; gestantes; pessoas com mais de 60 anos; e crianças de seis meses a dois anos.

A primeira pessoa chegou na fila às 18h dessa terça-feira: Rosângela Bastos, 39 anos, já se vacinou, mas levou a filha de 7 anos para ser imunizada também. As duas passaram a noite no centro cultural com cerca de 100 pessoas. O lugar tem capacidade para abrigar até mil.

Na primeira etapa de vacinação, 86% da população que pertencem aos grupos de risco foram imunizados. A expectativa é que o restante seja vacinado nessa fase. Ontem, Santa Rosa recebeu mais 9 mil doses da vacina.

Juntos, 21 municípios da região receberam 30 mil doses. A Prefeitura de Alecrim, na Grande Santa Rosa, decidiu suspender as aulas a partir desta quarta-feira, e antecipar em quase uma semana as férias de inverno nas escolas do município. A medida ocorre após a confirmação, pela Secretaria Estadual da Saúde, na segunda, de uma morte por gripe A na cidade.

Confira a conduta que deve ser adotada para evitar o contágio:

- Grupo de risco devem ser imunizados;

- Higienizar as mãos com frequência;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Ventilar os ambientes;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração.

Moradores de Santa Rosa no Centro Cívico da cidade, em busca de imunização / Foto: Felipe Dorneles/Especial/CP

Bookmark and Share