Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

  • 22/08/2012
  • 18:15
  • Atualização: 18:17

Fepam multa em R$ 40 mil empresa por morte de peixes no Vale do Taquari

Indústria Faros de Cruzeiro do Sul pode ter despejado efluentes orgânicos no arroio

  • Comentários
  • Camila Kila / Rádio Guaíba

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) multou em R$ 40 mil a indústria Faros, de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, pelo lançamento de efluentes orgânicos que podem ter sido responsáveis pela morte de mais de 500 peixes no arroio Sampaio, no fim de semana. O auto de infração foi encaminhado à empresa. O prazo é de 20 dias para que a indústria apresente um relatório justificando o despejo irregular, sob pena de ter a multa dobrada.

O engenheiro químico da Fepam, Wilson Trava Dutra, explica que não é possível determinar o motivo da mortandade, já que não foram colhidas amostras dos animais para exame. Ele destacou, porém, que as características do local sugerem que o produto orgânico proveniente da fabricação de farinha de osso tenha sido o causador do problema. Com a temperatura elevada do fim de semana e a baixa vazão do arroio, é possível que os efluentes tenham contribuído para a diminuição do oxigênio na água, levando à morte dos peixes, conforme o engenheiro químico.

Dutra explica que a Faros possuía autorização para despejo no solo, em área de reflorestamento, já que o material é biodegradável e serve como adubo. A licença, porém, havia vencido e não se referia a lançamentos na água. Esse fator serviu como agravante para determinar o valor da multa.

Bookmark and Share