Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
11º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

06/12/2013 19:11 - Atualizado em 06/12/2013 19:22

Jango é sepultado com honras militares: "Dever cumprido", afirma o neto

Ex-presidente teve o corpo exumado para esclarecimentos sobre causa de sua morte

Jango é sepultado com honras militares<br /><b>Crédito: </b> Secretaria de Direitos Humanos/CP
Jango é sepultado com honras militares
Crédito: Secretaria de Direitos Humanos/CP
Jango é sepultado com honras militares
Crédito: Secretaria de Direitos Humanos/CP

Os restos mortais de João Goulart foram sepultados pela segunda vez, na tarde desta sexta-feira, em São Borja. Uma cerimônia rápida, com honras de chefe de Estado, foi promovida. “Dever cumprido. São Borja não será mais a mesma”, disse neto do ex-presidente, Cristopher Goulart.

O sepultamento ocorreu no cemitério Jardim da Paz depois do corpo ser exumado em Brasília para coleta de amostras. A Comissão da Verdade examina a possibilidade de o ex-presidente, que oficialmente morreu vítima de um ataque cardíaco, ter sido assassinado no período da ditadura militar que o depôs.  Jango morreu durante o exílio, na Argentina, em 6 de dezembro de 1976.

Para a cerimônia de reinumação (novo enterro) foi decretado feriado no município. Os restos mortais foram acomodados no centro da Igreja São Francisco Borja e seu caixão coberto com uma bandeira do Brasil. Após gritos de "Jango, Jango", os presentes começaram espontaneamente a cantar o Hino Nacional, com o local tomado pela população e familiares do ex-governante, por volta das 14h30min desta sexta-feira.

O sepultamento foi acompanhado pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, por integrantes da Comissão da verdade, pela viúva Maria Thereza, os filhos João Vicente e Denize e os netos de Goulart.


Bookmark and Share

Fonte: Samuel Vettori/Rádio Guaíba







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.