Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
13º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

10/12/2013 22:49 - Atualizado em 10/12/2013 23:10

Senado do Uruguai aprova produção da maconha no país

Projeto polêmico aguarda sanção do presidente José Mujica, favorável ao texto

Senado do Uruguai aprova produção da maconha no país<br /><b>Crédito: </b> AFP
Senado do Uruguai aprova produção da maconha no país
Crédito: AFP
Senado do Uruguai aprova produção da maconha no país
Crédito: AFP

O Uruguai está prestes a se tornar o primeiro país no mundo a legalizar a produção de maconha. A Câmara de Senadores do país aprovou o projeto que legaliza a produção da droga na noite desta terça-feira. Para entrar em vigor, a norma precisa ser sancionada pelo presidente José Mujica, que é a favor do projeto.

A proposta, porém, não é unanimidade. O governo uruguaio admite que é um experimento, o que torna o texto alvo para os oposicionistas. “Não se pode experimentar com isso, são coisas muito sérias”, afirmou o senador Pedro Bordaberry na sessão desta terça, segundo o jornal El País.

O projeto autorizará o consumo de 40 gramas de maconha por uruguaio ou residente no país. O governo controlará a produção. A previsão é de que as vendas comecem no segundo semestre de 2014.

A ONG Aliança para Policiamento de Drogas (DPA) dos EUA, questiona a medida. De acordo com a organização, autorização, em novembro de 2012, para o consumo de maconha nos Estados de Washington e Colorado "teve um impacto catalizador na opinião pública dos Estados Unidos". Desde então, o índice de americanos que veem a descriminalização da maconha com bons olhos subiu 10 pontos, a 58%. "Acredito que há uma boa possibilidade de que a iniciativa do Uruguai tenha um impacto similar na opinião pública da América Latina", assinalou a ONG.


Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.