Correio do Povo

Porto Alegre, 16 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
19º 29º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

14/12/2013 14:28 - Atualizado em 14/12/2013 14:29

Sonda espacial chinesa pousa na Lua

Chang'e-3 tocou o solo lunar em uma área conhecida como baía do arco-íris

Sonda espacial chinesa pousa na Lua<br /><b>Crédito: </b> STR / AFP / CP
Sonda espacial chinesa pousa na Lua
Crédito: STR / AFP / CP
Sonda espacial chinesa pousa na Lua
Crédito: STR / AFP / CP

A sonda espacial Chang'e-3 pousou neste sábado na Lua, e fez da China a terceira nação do mundo a a realizar uma alunissagem, depois dos Estados Unidos e da URSS. O veículo tocou o solo lunar em uma área conhecida como baía do arco-íris, onde desembarcará o veículo de exploração teleguiado "coelho de jade".

Esta é a primeira vez que uma sonda consegue pousar lentamente na superfície lunar desde a missão soviética Luna 24, em agosto de 1976. O processo final de descida do módulo, de uma altura de 15 km sobre a superfície lunar, começou às 21h (11h de Brasília) e durou 12 minutos, segundo as imagens exibidas ao vivo pela televisão chinesa.

A alunissagem havia sido descrita como a parte "mais difícil" da missão pela Academia Chinesa de Ciências em uma mensagem na conta da Chang'e-3 na rede social Sina Weibo (o equivalente chinês do Twitter). O fato representa mais um passo no ambicioso programa espacial da China, que é visto como uma mostra do crescente poder do país no mundo e de seus avanços tecnológicos, assim como do êxito do Partido Comunista em mudar o país.

Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.