Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
17ºC
Amanhã
11º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

15/12/2013 08:53 - Atualizado em 15/12/2013 10:22

Corpo de Nelson Mandela é enterrado na África do Sul

Parentes e amigos próximos de Mandela acompanharam o sepultamento em Qunu

Corpo de Nelson Mandela é enterrado na África do Sul<br /><b>Crédito: </b> AFP
Corpo de Nelson Mandela é enterrado na África do Sul
Crédito: AFP
Corpo de Nelson Mandela é enterrado na África do Sul
Crédito: AFP

O corpo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi enterrado na manhã deste domingo, às 8h47min (horário de Brasília) no vilarejo de Qunu,  na província de Cabo Oriental. onde o líder passou a infância. Parentes e amigos próximos de Mandela acompanharam o enterro, após 10 dias de luto e homenagens.

Vinte e uma salvas de canhão e o voo de uma esquadrilha de aviões militares saudaram o traslado do corpo de Mandela para o local do enterro. O funeral e o enterro na fazenda da família Mandela foram marcados por um caráter de Estado: o caixão estava envolvido com a bandeira sul-africana e recebeu a proteção de militares. O sepultamento aconteceu em uma cerimônia privada, de acordo com os rituais da etnia xhosa.

Antes do enterro, um funeral de Estado prestou homenages ao ex-presidente e foi visto por 4,5 mil pessoas. A cerimônia começou com o canto religioso xhosa "Lizali'sidinga lakho" ("Cumpre tua promessa"). O caixão com o corpo foi transportado em um cortejo militar da casa da família até o local do funeral e uma grande tenda foi montada na residência da família.

O caixão estava coberto com a bandeira sul-africana. Uma grande foto de Mandela estava na tribuna, com 95 velas dispostas em duas fileiras. "Recordo o homem alto, saudável, forte, o boxeador", afirmou aos presentes seu amigo Ahmed Kathrada, que passou 18 anos na prisão de Robben Island ao lado de Mandela e fez um discurso emocionado. "Caminhamos lado a lado pelo vale da morte, sempre nos apoiando. Perdi um irmão, não sei com quem vou falar".

A neta Nani falou sobre os momentos de intimidade familiar e revelou que o avô era um "grande narrador de histórias", que também recordava a todos sobre as obrigações, "para nos prepararmos para sermos melhores na vida".

Entre os presentes estavam o arcebispo e Nobel da Paz Desmond Tutu, velho amigo de Mandela, que no sábado afirmou não ter sido convidado. Também estavam em Qunu o reverendo americano e ativista dos direitos civis Jesse Jackson, o magnata britânico Richard Branson, o ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin, o político norte-irlandês Gerry Adams, a apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey e os atores Forrest Whitaker e Idris Elba, que interpreta Mandela no cinema. Em todo o país foram instalados telões para a transmissão da cerimônia.

Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.