Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
20ºC
Amanhã
16º 24º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

18/12/2013 15:58 - Atualizado em 18/12/2013 16:43

Governo brasileiro deve escolher caças suecos

Anúncio oficial será feito pelo ministro da Defesa às 17h desta quarta

Governo brasileiro deve escolher caças suecos<br /><b>Crédito: </b> Johan Nilsson Canpix / AFP / CP
Governo brasileiro deve escolher caças suecos
Crédito: Johan Nilsson Canpix / AFP / CP
Governo brasileiro deve escolher caças suecos
Crédito: Johan Nilsson Canpix / AFP / CP

O caça de fabricação sueca Gripen, da Saab, será o escolhido para o programa FX-2. O anúncio oficial sobre a concorrência que já foi adiada por cerca de 10 anos será feito nesta quarta-feira,às 17h, pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Além dos suecos, estavam na disputa caças da França, o Rafale, e dos Estados Unidos, o F-18.

Na Força Aérea, o Gripen sempre foi considerado favorito porque, apesar de ter muitos componentes dos EUA, é um projeto a ser desenvolvido em parceria conjunta com o Brasil. Na semana passada, de acordo com o que apurou a reportagem, a presidente Dilma Rousseff teria mandado recado para o presidente francês, François Hollande, que não desejava tratar deste assunto durante a visita porque estaria insatisfeita com questões na parceria para compra de equipamentos da Marinha.

Da mesma forma, Dilma está muito insatisfeita com os EUA por causa da espionagem sobre ela e empresas do governo. Este fato praticamente enterrou a parceria com os norte-americanos. Desta forma, sobrou o avião sueco. "O que precisamos é de um caça, o mais rápido possível porque a partir de dezembro o nosso deixa de operar. Estamos muito felizes com a notícia", comemorou um brigadeiro, após ouvir a informação dada pela presidente.

Bookmark and Share


Fonte: AE





» Tags:Caças Brasil Geral


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.