Correio do Povo

Porto Alegre, 21 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
18º 27º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

20/12/2013 10:54 - Atualizado em 20/12/2013 11:20

Dilma anuncia série de obras para dar continuidade à BR 448

Rodovia do Parque é inaugurada nesta sexta

Dilma anuncia série de obras para dar continuidade à BR 448<br /><b>Crédito: </b> André Ávila
Dilma anuncia série de obras para dar continuidade à BR 448
Crédito: André Ávila
Dilma anuncia série de obras para dar continuidade à BR 448
Crédito: André Ávila

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira, em sua conta no Twitter, uma série de obras para dar continuidade à inauguração da BR 448, a Rodovia do Parque, em Canoas. Ela destacou melhorias para a BR116, a execução da segunda Ponte do Guaíba, e o início da licitação para estudos e obras na BR 290, além de falar dos desafios enfrentados até a conclusão da obra e dos benefícios que ela trará para a população gaúcha.

“A inaguração da BR-448 é exemplo de determinação. Acompanho essa obra desde 2005, quando era chefe da Casa Civil. A BR-448 é paralela ao Rio dos Sinos, cortando áreas inundáveis, um parque estadual e uma Área de Proteção Ambiental. Foram executados 22 programas ambientais ao longo da BR-448. 599 famílias foram reassentadas. Todas receberão sua casa nova pelo Minha Casa, Minha Vida. A BR-448 é agora uma realidade, com 10 viadutos e três pontes, desafogando o trânsito na região metropolitana de Porto Alegre. E vem mais obras no Rio Grande do Sul: daremos continuidade à BR-448, faremos melhorias na BR-116, vamos tirar do papel a segunda Ponte do Guaíba e dar início a licitação para estudos e obras na BR-290. O RS merece mais emprego, mais infraestrutura, mais mobilidade. Governar um país diverso como o Brasil é compreender as necessidades regionais e fazer o Estado atuar para melhorar a vida de todos”, afirmou a presidente.

A BR 448 foi construída para ligar o município de Sapucaia do Sul a Porto Alegre. A rodovia tem acessos nos municípios de Esteio – pela BR 386 – e de Canoas. A expectativa é que a nova estrada consiga absorver 40% do fluxo diário de veículos que hoje trafegam pela BR 116, estimado em quase 160 mil veículos/dia.

Segundo o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, Pedro Luzardo, a obra é esperada pela população há quase 30 anos e vai beneficiar, principalmente, o escoamento da produção industrial e de grãos. “Até então, a BR 116 era a única rota em direção ao Porto de Rio Grande. Temos aqui na região uma das maiores produções de grãos e produtos industriais, vindos da Serra Gaúcha e do Vale dos Sinos, por exemplo. Vamos diminuir em mais de um terço o tempo de deslocamento até o acesso da BR 290,” disse.

Com a inauguração da BR 448, Pedro assegura que o Dnit poderá investir, também, na melhoria operacional da BR 116. “Diminuindo o fluxo na BR-116, poderemos fazer intervenções, recuperar e investir em melhorias de segurança e de tráfego. Em pouco tempo, teremos as duas vias com uma capacidade muito melhor”, afirmou.

Veja galeria de fotos:


Fotos: Blog do Planalto


Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.