Correio do Povo

Porto Alegre, 16 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
26ºC
Amanhã
19º 29º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

30/12/2013 17:06 - Atualizado em 30/12/2013 17:07

Moradores afetados pela falta de água em Gravataí terão desconto na próxima fatura

Corsan se comprometeu ainda a aumentar imediatamente capacidade de produção no município

Uma reunião realizada na tarde desta segunda na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) com representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e da Prefeitura de Gravataí tratou da falta de água no município. Segundo o presidente da Agergs, conselheiro Carlos Martins, foram definidas medidas emergenciais em relação ao problema. O primeiro é o desconto automático na conta de água para os consumidores afetados pelo desabastecimento desde a última semana.

• Moradores revelam agonia com a falta de água em Gravataí

Técnicos da Agergs e da Corsan farão os cálculos necessários para que seja fornecida a redução na próxima fatura, proporcional ao período de interrupção. Quem não receber o desconto pode efetuar reclamação junto à Agergs, segundo o presidente.

Outra definição foi de aumento imediato da capacidade produtiva no município, com mais 200 litros de água por segundo, aumentando de 300 para 500 litros por segundo. Isso só vai ser possível através da aceleração de obras já em andamento.

Martins confirmou ainda que uma nova reunião foi agendada para quinta-feira, para que sejam discutidas novas ações, a médio e longo prazo, a fim de evitar a ocorrência de novos episódios de falta de água prolongada. O Ministério Público Estadual também já marcou um encontro com a Corsan e a Prefeitura de Gravataí para o dia 6 de janeiro.

Em entrevista à Rádio Guaíba pela manhã, o diretor-presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, anunciou o investimento de R$ 60 milhões em uma nova estação de captação, que vai duplicar a capacidade de produção de água na região Metropolitana.

Três cidades seguem sem água

Gravataí é um dos três municípios que estão sem água na tarde de hoje no Estado. Conforme a companhia, um dos motivos do desabastecimento é o alto consumo em consequência do verão, que prejudica o nível dos reservatórios. No município, são afetados moradores dos bairros Neópolis, Pôr do Sol, Rosa Maria, São Geraldo, Bom Sucesso, Cohab B e C, Morro do Coco e arredores. Em Gravataí, o rompimento de uma adutora no sábado agravou a situação.

No município e em Capão do Leão a previsão da Corsan é que o serviço seja normalizado até o fim do dia. Em Viamão, onde a falta de luz ocorrida no final de semana paralisou as estações de bombeamento, ainda não há expectativa de retorno.


Bookmark and Share

Fonte: Camila Kila / Rádio Guaíba





» Tags:Gravataí Geral


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.