Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
12º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

31/12/2013 12:52 - Atualizado em 31/12/2013 12:53

Prefeitura de Viamão avalia acionar MP para garantir abastecimento da Corsan

Município foi o terceiro a decretar situação de emergência em função do problema

O prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, cogita acionar o Ministério Público para garantir o abastecimento de água integral na cidade. O chefe do Executivo nomeou um grupo de trabalho, formado por secretários e gestores municipais, para analisar, em 30 dias, o contrato vigente entre o município e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e sugerir melhorias para a autarquia.

“Essa medida está prevista no ofício que encaminhamos, junto com o decreto de situação de emergência, ao governo do Estado e à autarquia. Está especificado ainda que podemos rescindir o contrato com a estatal”, destacou Bonatto. A intenção da administração pública é exigir o cumprimento das obrigações firmadas na concessão com a Corsan, que prevê melhorar o nível da qualidade do serviço.

Viamão e Cristal, no Sul do Estado, foram as duas últimas cidades a declarar situação de emergência por conta da falta de água nas áreas atendidas pela Corsan no Rio Grande do Sul. A prefeita de Cristal, Fábia Richter, fala em prejuízo de R$ 3,3 milhões nas lavouras de milho, soja, fumo e na produção de leite. Além dos prejuízos na zona rural, há falta d'água potável para os mais de 7,2 mil habitantes.

Santana do Livramento já havia recorrido ao decreto de emergência em função da falta d'água no dia 27. O Departamento de Água e Esgotos da cidade mobilizou funcionários e cinco caminhões-pipa para minimizar o problema. Um dos veículos foi emprestado pelo município de Bagé e os outros compõem a frota do Exército na região.

Em Gravataí, a prefeitura decretou estado de calamidade pública também no dia 27. A Corsan confirmou ter normalizado ontem o abastecimento na cidade e deve ressarcir os afetados, com desconto na fatura de janeiro.


Bookmark and Share

Fonte: Stephany Sander / Rádio Guaíba





» Tags:Geral Viamão


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.