Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 12/01/2014
  • 09:45
  • Atualização: 14:00

Arcebispo brasileiro é nomeado cardeal pelo Papa Francisco

Dom Orani Tempesta conduziu Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro

  • Comentários
  • Agência Brasil

O Papa Francisco anunciou neste domingo a nomeação do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, como cardeal. Dom Orani faz parte de uma lista de 19 novos cardeais divulgada durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

• Via Twitter, Dilma diz que nomeação de Dom Orani é uma alegria

As nomeações serão oficializadas no próximo consistório, em 22 de fevereiro. Desse total, 16 cardeais farão parte do colégio de eleitores. O Papa Francisco também nomeou cardeais três arcebispos com mais de 80 anos, que não terão direito de voto num eventual conclave por causa da idade.

A lista inclui responsáveis da Cúria Romana e de várias dioceses, vindos de 12 países, entre os quais oito de países do sul. Entre os novos cardeais, estão quatro italianos, entre os quais o novo secretário de Estado, o italiano Pietro Parolin, e mais dois europeus, um alemão e um britânico.

Além de Dom Orani, quatro são latino-americanos: os arcebispos de Buenos Aires, Manágua (Nicarágua), Santiago do Chile e de Les Cayes (Haiti). Foram ainda nomeados cardeais um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).

Com 63 anos, Dom Orani Tempesta é filho caçula de uma família descendente de italianos e nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado padre em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e foi nomeado arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então Papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, onde assumiu a condução da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado.

Bookmark and Share