Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 17/02/2014
  • 23:17
  • Atualização: 23:25

Manhã ainda é amena, mas calor aumenta nesta terça-feira

Máximas podem atingir 36°C em Santa Rosa e 33°C em Porto Alegre

  • Comentários
  • Metsul

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, com amplos períodos de céu claro em muitas áreas. A nebulosidade será esparsa e maior em pontos próximos da costa, onde até chuva muito isolada pode ocorrer.

A sensação de frio perde força na madrugada, mas ainda se espera temperatura baixa na Serra nas primeiras horas do dia. A tarde será agradável na maioria das regiões, com calor mais forte projetado para o Noroeste. O contraste térmico e de pressão entre o mar e o continente volta a trazer vento moderado com algumas rajadas na faixa Leste.

Mínimas de 13°C ainda são esperadas em localidades como São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, podem atingir 36°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 33°C.

O RS teve, nesta segunda-feira, a terceira madrugada seguida com mínimas baixas, ao redor de 11ºC em cidades da Serra. O sol predominou no Estado, mas houve registro de chuva em cidades próximas da costa devido à circulação de umidade do mar induzida por um centro de alta pressão no Atlântico Sul.

Em Uruguaiana, Fronteira Oeste, chamou a atenção no céu a presença de um arco-íris ao redor do Sol. Trata-se de um fenômeno óptico conhecido como halo solar e não é incomum. Ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera, em regra a cerca de 10 mil metros de altitude, com refração da luz solar.

A região tinha nuvens altas do tipo Cirrus, formadas justamente por cristais de gelo, o que proporcionou o fenômeno. A segunda foi ainda outro dia ventoso. As rajadas passaram de 60 km/h em Porto Alegre.

Bookmark and Share