Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 21/02/2014
  • 23:52
  • Atualização: 23:58

Sábado terá sol entre nuvens e pancadas de chuva no RS

Partes do Estado podem ter temporais localizados até mesmo com granizo

  • Comentários
  • Metsul

O sol aparece com nuvens neste sábado na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. A massa de ar quente favorece instabilidade. Em alguns pontos do interior já não se afasta que chova de manhã, mas da tarde para a noite ocorrem pancadas localizadas de chuva típicas de verão por grande parte do Estado.

Estas podem ser fortes localmente e há risco de temporais de vento e granizo em setores isolados. O dia é quente, apesar de ter máximas menores que as de sexta na maioria das cidades gaúchas pela ocorrência da chuva. Nas praias, parte do dia chega a ser aproveitável.

As mínimas rondam os 15°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem chegar a 32°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22°C e 32°C.

Nesta sexta, o calor, com máximas à tarde de 33ºC a 35ºC em algumas cidades, favoreceu a formação de nuvens carregadas do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul. Condição típica de verão que trouxe pancadas localizadas de chuva e temporais isolados.

Houve queda de granizo em algumas cidades da Serra, casos de Garibaldi e Farroupilha. Neste fim de semana se repete o cenário. Após algumas horas de sol e calor, neste sábado, massa de ar quente que cobre o Estado voltará a gerar nuvens de desenvolvimento vertical que são capazes de trazer não só pancadas de chuva, mas também temporais localizados.

Alerta-se que alguns temporais isoladamente podem ser fortes com registro de chuva torrencial e de altos volumes em curtos períodos, além de rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo. No domingo, chove e até com forte intensidade desde cedo na Metade Sul, e ao longo do domingo a instabilidade alcança outras regiões do Estado.

Bookmark and Share