Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
23ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Ensino

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

24/02/2014 08:08 - Atualizado em 24/02/2014 08:18

Ensinos Superior e rede estadual voltam às aulas

Retorno antes do Carnaval é devido à Copa do Mundo que ocorre entre junho e julho

Retorno antes do Carnaval é devido à Copa do Mundo que ocorre entre junho e julho<br /><b>Crédito: </b> Divulgação / UFP / CP
Retorno antes do Carnaval é devido à Copa do Mundo que ocorre entre junho e julho
Crédito: Divulgação / UFP / CP
Retorno antes do Carnaval é devido à Copa do Mundo que ocorre entre junho e julho
Crédito: Divulgação / UFP / CP

A volta às aulas no Ensino Superior mobiliza a partir desta segunda-feira cerca de 150 mil alunos de graduação - entre veteranos e calouros - de universidades públicas e privadas da Capital e Interior. Entre elas, as maiores comunidades acadêmicas do RS, como a Ufrgs, PUCRS, Unisinos, Uergs, UPF, URI, Urcamp, Unicruz, Uniritter e faculdades como Faccat, Sogipa, Pastor Dohms, São Judas Tadeu e Fapa. Acostumadas a iniciar as atividades no mês de março, as instituições de Ensino Superior, neste ano, anteciparam o calendário ao Carnaval (1 a 4/3) devido à Copa do Mundo no Brasil, que acontecerá entre 12/6 e 13/7.

Na Ufrgs, o primeiro semestre letivo para 27 mil alunos - dos quais 5 mil calouros -, de 89 cursos de graduação, movimentará seus seis campi (Centro, Saúde, Olímpica, Vale da Agronomia, Eldorado do Sul, Imbé). A recepção acadêmica se dará em cada unidade, sempre com a orientação para que os trotes não sejam violentos e de preferência voltados para uma atividade solidária.

Na PUCRS, cerca de 23 mil alunos de graduação são esperados no campus da universidade. Para recepcionar os estudantes, hoje e amanhã, acontece o tradicional Stand Calouros, um evento especial de boas-vindas. O Stand funcionará no Centro de Eventos do Campus. A recepção especial aos calouros ocorre em março.

A Unisinos com mais de 20 mil alunos começa seu semestre letivo de 2014 nesta segunda-feira, nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre. No Interior, a Universidade de Passo Fundo (UPF) aguarda seus também mais de 20 mil estudantes em seis campi e 12 unidades. O reitor José Carlos Carles de Souza destaca que tão importante quanto a integração dos calouros é a formação de cidadãos, salientando a opção da Instituição pelo Trote Solidário.


Retorno tem datas diversas

Na URI, os campi de Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga recepcionam nesta segunda seus alunos. A Urcamp, com sede em Bagé e sete campi, dá boas-vindas a 5 mil estudantes e 1,5 mil calouros. A Uergs tem motivo a mais para mobilizar seus estudantes, principalmente os de cinco cursos da Capital, que pela primeira vez estarão reunidos no novo campus central, no bairro Agronomia, ocupando área em parceria com o Centro de Treinamento da CEEE. Outras instituições de Ensino Superior da Capital têm datas diferenciadas para o reinício: Decison: 10/2; FMP: 20/2; Pastor Dohms: 24/2; FTEc: 24/2; Estácio: 6/3; Ibgen: 6/3 e Alcides Maya: 10/3.


Mais de um milhão na rede estadual


O ano letivo 2014 na rede pública estadual começa nesta segunda-feira, com retorno às salas de aula de aproximadamente 1,05 milhão de alunos em 2.574 escolas. Os mais de 78 mil professores, acompanhados de aproximadamente 20 mil funcionários, seguirão com as atividades até o dia 19/12. Para marcar a data o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, entrega à comunidade do Instituto Estadual Riachuelo, em Capão da Canoa, às 9h30min, a reforma do ginásio de esportes e do reservatório de água.

De acordo com Azevedo, o ano de 2014 é emblemático, pois marca o final do processo de reestruturação curricular do Ensino Médio e o início da reestru-turação do currículo nas escolas do campo, entre outros projetos e ações. Azevedo também enfatiza que 2014 será caracterizado pela ampliação das escolas de tempo integral - atualmente são 29 - e a expectativa de que outras 15 escolas da rede sejam habilitadas para esse tipo de atendimento.

O Protocolo de Intenções referente ao calendário escolar de 2014, assinado no final de 2013, não prevê recesso em junho, em função da Copa do Mundo. O recesso de inverno será entre 19/7 e 3/8. Na Copa do Mundo, as escolas deverão organizar o calendário prevendo a recuperação do dia letivo e da carga horária.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.