Porto Alegre, sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

  • 24/02/2014
  • 23:53
  • Atualização: 23:55

RS terá sol entre nuvens, mas tempo segue instável nesta terça

Porto Alegre deverá registar calor considerável, com máximas ao redor dos 33°C

  • Comentários
  • Metsul

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. A massa de ar quente e úmido, contudo, volta a trazer instabilidade com pancadas de chuva para grande parte do interior. Já pode chover cedo no Oeste, mas na maioria das áreas as pancadas ocorrem da tarde para a noite.

Na região de Porto Alegre aumenta a chance de chuva localizada de verão da tarde para noite, especialmente nas cidades mais ao Norte da área metropolitana, como no Vale do Sinos. Pontos isolados podem ter chuva forte e risco de temporal. A MetSul alerta para chuva na maioria das regiões na quarta-feira, inclusive forte em vários pontos e com temporais isolados.

As mínimas rondam os 14°C em São José dos Ausentes e 15°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem chegar aos 31°C em Santa Rosa e 33°C em Porto Alegre. A Capital terá mínima ao redor dos 21°C.

O mapa acima mostra as anomalias de temperatura da superfície do mar (TSM) da área do Pacífico Equatorial. O que se destaca na imagem é uma “língua” de águas mais frias que a média na região em padrão que se observava comumente em eventos de La Niña. Mas não há La Niña.

Qual o motivo? Para que haja a caracterização do fenômeno oficialmente é preciso que a anomalia no Pacífico Central seja de 0,5ºC abaixo da média ou menos por meses seguidos. Ocorre que isso não tem ocorrido. Os dados mostram anomalias em terreno de neutralidade (-0,4ºC a +0,4ºC) em alguns momentos, caso da última semana que foi de -0,4ºC.

Por isso, oficialmente o Pacífico está em neutralidade, ou seja, sem os fenômenos El Niño e La Niña. O resfriamento do Pacífico Leste, contudo, mesmo sem La Niña, contribui para que a distribuição da chuva no Estado fique mais irregular.

Bookmark and Share