Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 10/03/2014
  • 12:55
  • Atualização: 13:32

Tarso projeta crescimento do PIB gaúcho superior ao do nacional em 2013

Na abertura da Expodireto Cotrijal, governador estimou índice entre 6,6% e 6,8%

Tarso projeta PIB gaúcho três vezes superior ao nacional em 2013 | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini / Divulgação / CP

Tarso projeta PIB gaúcho três vezes superior ao nacional em 2013 | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

Durante a abertura oficial da 15ª Expodireto Cotrijal na manhã desta segunda-feira em Não-Me-Toque, o governador Tarso Genro adiantou que o Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho de 2013 – que será anunciado nesta semana – deve crescer entre 6,6% e 6,8%, índice superior ao PIB nacional, que foi de 2,3% no ano passado. 

"Com as políticas de indução do crescimento, estamos obtendo resultados excelentes. O crescimento do nosso PIB em 2013 será três vezes maior do que o do Brasil. A contribuição desse segmento foi fundamental para alcançarmos um patamar econômico tão positivo", afirmou o governador. "O Estado é parceiro da Expodireto e continuará sendo. Vivemos um momento de alta complexidade no mundo inteiro, vivemos uma época de globalização financeira galopante, que dá força para o crescimento do Rio Grande do Sul e do país", completou Tarso.

O presidente da Cotrijal, cooperativa que atua em 14 municípios da região e organiza a feira, Nei César Mânica, destacou o comprometimento dos gestores públicos para o desenvolvimento do agronegócio. "A expectativa para 2014 é a possibilidade de bons negócios, como também uma maior integração social, econômica e cultural entre nações. Faremos uma grande feira, consolidando a ampliação internacional do evento", afirmou.

A cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, como o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, além de delegações internacionais e de representantes do setor. No período da tarde ocorrerá uma nova cerimônia oficial com a presença do vice-presidente, Michel Temer, representando a Presidência da República.

Expodireto 2014


Segundo a organização, o lançamento de novas tecnologias será, mais uma vez, a principal marca da feira, promovida desde 1999. No ano passado, a Expodireto chegou a movimentar mais de R$ 2,5 bilhões em negócios, o que representa um crescimento de 128% em relação ao ano anterior. Mais de 223 mil pessoas estiveram presentes no parque da feira, onde uma área de 84 hectares é ocupada por expositores. Além disso, há 60 lotes dos canteiros experimentais, que abrigam os setores de pesquisas do agronegócio brasileiro.

A expectativa para 2014 é de superar todos os números da última edição. A Feira terá a participação de 77 países, 17, embaixadores, 54 diplomatas, configurando a maior participação internacional de todas as edições. O evento ocorre até 14 de março, no Km 24 da ERS 142, com entrada franca.

Bookmark and Share