Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 26/03/2014
  • 18:23

Blindados da Marinha poderão ser usados no Complexo da Maré, no RJ

Militares têm permissão para fazer patrulha, vistoria e prisão em flagrante

  • Comentários
  • Agência Brasil

O ministro da Defesa, Celso Amorim, autorizou a Marinha a usar veículos blindados em apoio às forças policiais, no Complexo da Maré, zona norte do Rio. Segundo o ministério, a participação da Força Naval não significa o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Isso só estará caracterizado a partir de autorização da presidente Dilma Rousseff. Em operações de GLO, os militares têm permissão para fazer patrulha, vistoria e prisão em flagrante.

Para ajudar o programa de implantação das unidades de Polícia Pacificadora no Complexo da Maré, as Forças Armadas poderão atuar em missão de levantamento da área ou em serviço de inteligência, sem a necessidade de autorização presidencial. Para isso, basta um pedido do governador do Rio, Sérgio Cabral.

Celso Amorim orientou o comando da Marinha na coordenação com as autoridades estaduais responsáveis pela operação. E pediu ao Exército e à Aeronáutica que estejam em condições de colaborar com a Marinha na área de transporte e abastecimento da tropa, caso seja necessário. Determinou ainda que o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, receba informações detalhadas sobre a operação.

Bookmark and Share