A Prefeitura de Porto Alegre recebeu nesta sexta-feira o depósito da Caixa Econômica Federal de R$ 44,4 milhões, referente aos adiantamentos realizados pelo município para as obras de mobilidade urbana na cidade. De acordo com o prefeito José Fortunati, os recursos possibilitarão a retomada de obras paradas e o estabelecimento de um cronograma para a conclusão.
O repasse cobre parte dos valores pagos para as empreiteiras responsáveis pelas obras, que foram custeados com recursos próprios do município (e que contribuíram para o balanço financeiro do ano fechar negativo em R$ 149 milhões). O secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, reforçou que, com a liberação dos recursos, a Prefeitura pode pagar as empresas que devem reiniciar, na próxima quarta-feira, as obras no corredor de ônibus da avenida Protásio Alves.
A prefeitura está executando 14 obras de mobilidade urbana, como corredores para o sistema de ônibus rápido (BRTs), duplicação das avenidas Voluntários da Pátria, Tronco e Edvaldo Pereira Paiva, construção dos viadutos sobre a Bento Gonçalves e a Pinheiro Borda, complexo da Rodoviária com o viaduto sobre a Júlio de Castilhos e passagens de nível e viadutos da Terceira Perimetral.