Porto Alegre, segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

  • 01/04/2014
  • 21:08
  • Atualização: 21:46

Forte terremoto atinge Chile e provoca alerta de Tsunami

Centro de emergência ordenou evacuação da costa em Arica, Parinacota e Tarapacá

  • Comentários
  • Correio do Povo

Um forte terremoto estimado inicialmente em 7,9 graus na escala Richter foi registrado nesta terça-feira pelo Centro Sismológico Nacional do Chile. O tremor foi detectado durante a tarde nas regiões de Arica e Parinacota, no Norte do país, com o epicentro a 44 quilômetros de profundidade. Por volta das 21h40min, uma réplica de 5,4 graus foi sentida, a Noroeste da cidade de Iquique.

Por conta do risco de tsunami em toda a costa chilena, a Oficina Nacional de Emergências (Onemi) ordenou a evacuação preventiva de toda a área costeira de Arica, Parinacota e Tarapacá. Muitas cidades ficaram sem luz por conta do terremoto. O alerta foi ampliado a outros países, como Equador, Peru e Costa Rica.

De acordo com o monitoramento do Onemi, as orlas de Pisagua, Iquique e Patache já foram atingidas por efeitos do tremor nas águas. Arica, Tocopilla e Antofagasta poderiam ser as próximas atingidas até as 22h. Ainda não há relatos de destruições ou feridos.

O sismólogo da Universidade Andrés Bello, Teodoro Hebelt, relatou ao jornal La Nacion que a força e proporção das ondas será de leve a moderada. Ele não projeta um tsunami destruidor, mas vagalhões de até três metros podem avançar rapidamente sobre a costa.

Bookmark and Share


TAGS » Tsunami, Terremoto, Chile