Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 09/04/2014
  • 20:50

Bloco de Luta já reúne 5 mil assinaturas por lei do transporte

Grupo projeta apoio de 50 mil em prol de municipalização do transporte público

  • Comentários
  • Correio do Povo

Pelo segundo dia acampados em frente ao Paço Municipal, integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público colheram assinaturas nesta quarta-feira para aprovar na Câmara de Vereadores um projeto de Lei que visa municipalizar o Transporte Público. O objetivo é reunir 50 mil assinaturas – até o final da tarde haviam 5 mil.

• Estudantes protestam contra aumento da tarifa

Cerca de 200 pessoas dormem em barracas e dizem deixar o local somente quando o aumento de R$ 0,15 na passagem for revogado. A ocupação está sendo realizada de forma pacífica. Foi criada no local, debaixo das lonas, a Rádio Palmares, para que a comunidade possa dar sua contribuição em relação a luta ou expor algum problema. Está sendo desenvolvido ainda um sarau de poesias que acontece durante todo o dia.

O objetivo, além de coletar as assinaturas, é conversar com a comunidade e discutir a atual situação do transporte público. “Esse é o debate que importa. O que envolve a população”, explicou a militante da Federação Anarquista Gaúcha, Lorena Castillo. Segundo ela, o ato está sendo fortalecido pela comunidade que tem trazido, inclusive, alimentos para os acampados. “Passamos por uma chuva ontem, mas acordar com a adesão da comunidade é muito gratificante”, afirmou.

Às 16h desta quinta-feira será realizado um ato para fortalecer a presença do acampamento e decidir os próximos passos da mobilização. Porém, até agora uma das decisões é clara: “Só sairemos daqui quando o aumento da passagem for revogado”, enfatizou.

Bookmark and Share