Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

  • 10/04/2014
  • 10:48
  • Atualização: 11:04

Administrações municipais vão paralisar nesta sexta-feira

Prefeitos gaúchos irão protestar em Porto Alegre contra crise financeira

  • Comentários
  • Correio do Povo e Rádio Guaíba

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) convocou para esta sexta-feira uma paralisação geral nas prefeituras por conta da crise financeira que atinge administrações de todos o País. Apenas serviços essenciais serão mantidos. Um protesto ocorrerá na Praça da Matriz, na área central de Porto Alegre.

O prefeito de Santo Ângelo e presidente Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Valdir Andres, afirma que cidades de todos os portes são atingidas e que a manifestação é “uma grande demonstração de insatisfação com a queda constante das receitas dos municípios que vem do governo federal”, explica.

Segundo Andres, o governo federal anuncia todos os meses recordes de arrecadação, mas o dinheiro que vai para os municípios, que é originário do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), vem caindo ano após anos. “Além de não compensar a inflação do períodos ainda assim vem tendo uma diminuição naquilo que as prefeituras recebem. A razão eu não sei”, completa o presidente.

Outra revindicação da Famurs e a urgência na aprovação do projeto que tramita no Senado e aumenta o valor a ser repassado pelo fundo de participação dos municípios em 2%. “É uma medida que precisa ser aprovada, mas precisa ser aprovada imediatamente, o socorro precisa ser imediato”, pede Andres.

Secretaria do Tesouro Nacional informou que houve uma queda de 40% na arrecadação dos municípios. No primeiro trimestre deste ano a queda foi de 1,76% na comparação com o mesmo período de 2013. O motivo foi da baixa arrecadação sobre produtos industrializados, o IPI, e Imposto de Renda. O lado positivo é que há previsão de alta por conta do imposto de renda que começa a ser feitas e pagas. Porém, o IPI não deve ter impacto positivo no fundo de arrecadação dos municípios.

Bookmark and Share