Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 11/04/2014
  • 12:24
  • Atualização: 12:35

Dilma anuncia construção da Barragem Arroio São Sepé

Presidente participou de cerimônia de formatura de mil alunos do Pronatec

  • Comentários
  • Correio do Povo

A presidente da República Dilma Rousseff participou, na manhã desta sexta-feira, da formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim e do governador do Estado, Tarso Genro. Os formandos receberam diplomas das mãos da presidente, que disse que a capacitação técnica é fundamental para o país crescer, “por isso esse esforço em fazer 8 milhões de matrículas no Pronatec até 2014”. Dilma ainda anunciou mais uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção da Barragem Arroio São Sepé, em parceria com o governo do Estado, obra estimada em R$ 400 milhões.

• "Não há melhoria na qualidade de vida sem saneamento", diz Dilma
• Dilma defende investimentos para Copa e diz que inflação está sob controle

Em discurso, Dilma ressaltou o esforço dos estudantes e parabenizou pela conquista do diploma em curso técnico. "Tá difícil, a gente teima, a gente nunca desiste. É isso que a gente vê aqui: esforço, conquista, vitória", disse a presidente. Também enfatizou a combinação de fatores para que a educação evolua: "primeiro é o esforço, segundo é o apoio da família e depois o incentivo do Governo", relatou.

A presidente ressaltou que a formatura dos estudantes é um esforço coletivo da sociedade “que paga impostos e precisa ver o retorno”. Ela acrescentou que, mesmo quem não usa os recursos da educação proporcionados pelo governo federal, também se beneficia. “Cada um de vocês trará um benefício muito grande. O país muda quando vocês melhoram de vida”, enfatizou ela.

A formanda Raquel Saraiva proferiu discurso de formatura e agradeceu a oportunidade de concluir o curso técnico. “Sem uma oportunidade como essa, muitos de nós não teríamos feito um curso técnico”, disse a estudante. “Os desafios existem para serem superados. Por querer um futuro melhor, eu superei todos os obstáculos”, concluiu a oradora da turma.

Em discurso, o ministro da Educação também parabenizou os estudantes e enfatizou a importância do evento: “é fundamental ter eventos como esse para reconhecer as pessoas que fazem esforço e trilham o caminho da educação”, disse. Paim destacou os investimentos na educação básica no país. “Saímos de 3% de matrículas em tempo integral para 12%”, ressaltou sobre a educação integral nas escolas. Segundo o ministro, de 2010 a 2013, as matrículas no Ensino Integral foram ampliadas 140%.

Bookmark and Share